Prefeitura promove webinar sobre Maio Laranja na próxima terça (18)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), realiza na próxima terça-feira (18), às 14h, um webinar com o tema “Onde tem abuso e exploração sexual não tem brincadeira!”. O evento será exibido no canal da SPMJ no YouTube e faz referência ao Maio Laranja, campanha que amplia para todo este mês a mobilização inspirada pelo 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com abertura da titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, e do diretor da Infância, Adolescência e Juventude do órgão, Euvaldo Júnior, o evento será mediado pela coordenadora de Políticas para a Infância e Adolescência, Dinsjani Pereira. Os palestrantes são a psicóloga Leide Batista; o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mateus Russo; e a coordenadora do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Helena Oliveira. Haverá também a participação musical da cantora kids Mariana Ramos.

“Devido à pandemia, estamos com essa limitação para fazer abordagens sociais de rua. No entanto, pretendemos tão logo quanto possível intensificar as ações para coibir as práticas abusivas que atingem o público infanto-juvenil”, ressalta Fernanda Lordelo.

Números – De acordo com o Disque 100, em 2020 foram registradas 5.756 denúncias de maus tratos e abusos de crianças e adolescentes em Salvador. Do conjunto de violações apuradas, 113 casos de violência sexual atingindo crianças e adolescentes de 0 a 18 anos foram notificados, 89% dos quais cometidos contra meninas.

Denúncias – As denúncias de casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes podem ser feitas por meio do Disque 100 ou através do contato do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-BA), no número (71) 3326-5196. Os Conselhos Tutelares do Município, vinculados à SPMJ, também recebem denúncias por e-mail e telefone. A lista completa dos contatos está disponível no site do CMDCA, no endereço www.cmdca.salvador.ba.gov.br.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados