Geomanta proporciona mais segurança para moradores de Cajazeiras VI

Cerca de 200 famílias residentes na Rua Waldeiloir Rego, em Cajazeiras VI, foram beneficiadas com a aplicação de geomanta em uma encosta de 1,5 mil m². A obra, realizada pela Prefeitura por meio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), teve a entrega simbólica ocorrida nesta segunda-feira (10), com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Com investimento de quase R$212 mil, a intervenção resultou, ainda, na recuperação da pavimentação da escadaria de acesso e aplicação de corrimão e guarda-corpo. “Hoje está sendo entregue mais uma geomanta nessa região da cidade, que vai beneficiar muitos moradores que ficavam preocupados com deslizamentos de terra em dias chuvosos como este. É uma obra que veio trazer tranquilidade e segurança as famílias e atende a um pedido antigo da comunidade”, declarou o prefeito.

Ele também lembrou que, hoje, Salvador está muito mais preparada para as chuvas, graças aos investimentos municipais nas áreas de risco. “São 210 áreas com geomantas, além de mais 110 encostas com contenções definitivas, seja através (das técnicas de) solo grampeado ou cortina atirantada. Isso vem reduzindo e muito o número de desabamentos e deslizamentos na cidade. Já são 330 áreas protegidas desde 2013, ou seja, um terço do que estabeleceu o censo do IBGE. Isso mostra como a proteção de encostas vem sendo uma das prioridades da Prefeitura”, completou Bruno Reis.

Uma das pessoas que comemoraram a intervenção foi o encanador aposentado Alberto Silva, de 66 anos e morador da localidade há mais de três décadas. “Aqui era um abismo. Quantas vezes caí aqui, porque era barro, escorregava em época de chuva, o acesso era bem precário, mesmo. Ainda tinha o medo do deslizamento. Agora, com o que fizeram, até mesmo o matagal que escondia uma variedade de bichos e prejudicava a visualização de pessoas foi extinto. Essa é uma obra que realmente está fazendo muito bem a todos nós”, relatou. Foto: Betto Jr/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados