Saúde alerta para cuidados no Dia das Mães devido à pandemia

No domingo (9) é celebrado o Dia das Mães. Trata-se do segundo ano em que a data comemorativa ocorre durante a pandemia. Por este motivo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta que os cuidados necessários para combater o coronavírus sejam mantidos, ainda que as homenageadas já tenham sido imunizadas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

“As recomendações seguem as mesmas. Uso da máscara, higienização das mãos e nada de aglomeração. É necessário evitar as típicas conversas sem máscara depois da refeição. Também é ideal dividir as celebrações em momentos diferentes, quando as famílias forem muito grandes. E, ainda, escolher locais abertos, onde se possa manter o distanciamento social e reduzir ao mínimo o número de pessoas no almoço de domingo”, adverte a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

A aposentada Marinalva Cordeiro, 78 anos, já recebeu a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19. Ela tem três filhas e oito netos e ressalta que, neste ano, a tradicional reunião da família no Dia das Mães será diferente.

“Minhas filhas vão fazer uma surpresa na casa de uma delas porque eu já disse que não quero saber de restaurante. Uma parte da família vai participar do almoço por chamada de vídeo. A gente tem que se cuidar, né? Eu tomei a segunda dose, mas continuo usando máscara, álcool gel, tudo direitinho. É o recado que mando para todas as mamães, de cuidado reforçado, principalmente para quem ainda não foi vacinada ou só tomou a primeira dose”, sublinhou Marinalva.

Almoço adaptado – A funcionária pública Janete Bispo, de 62 anos, que foi vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, promete manter todo cuidado possível no almoço de domingo. “Minha mãe, minha irmã e meu marido já tomaram a segunda dose. Só faltam eu e meu filho. Mesmo assim, lá em casa eu fiz uma marcação para cada pessoa ficar e respeitar o distanciamento”, revelou.

Ela ainda mandou um recado para as matriarcas. “Desejo que todas as mães sejam felizes, mas tomem muito cuidado para que a gente possa ver nossos netos crescerem e matar a saudade dos abraços no ano que vem”, declarou Janete.

A dona de casa Lúcia Costa, de 72 anos, também está imunizada com a segunda aplicação da vacina contra o coronavírus. Ela diz que já tem toda a estratégia montada para receber os filhos e netos no domingo, com os devidos cuidados, para o tradicional almoço.

“Vou fazer uma feijoada e um sarapatel aqui em casa porque minha comida é mais gostosa que a dos restaurantes (risos). Mas todos os que vêm aqui ficam com a máscara o tempo inteiro e têm a maior preocupação comigo. Afinal de contas, a gente tem que tomar os cuidados. Quero dizer às mães que não fiquem agoniadas, não, e aproveitem o nosso dia com muito amor e paz”, exaltou Lúcia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados