Salvador: Segunda etapa da requalificação da Sabino Silva é iniciada

A Rua Professor Sabino Silva, uma das vias de acesso à orla de Salvador no trecho Barra/Ondina, será beneficiada com o início da segunda etapa das obras de requalificação, em continuidade a um projeto de urbanização que visa proporcionar maior fluidez ao trânsito e à mobilidade de pedestres e ciclistas. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (7), durante solenidade simbólica.

“Essa é uma das vias mais conhecidas da região. Ano passado, realizamos todo o serviço de drenagem, pois, em período de chuva era comum aqui ter alagamentos. Portanto, não tinha razão a gente fazer uma grande intervenção sem resolver esse problema. A Sabino Silva é muito usada pelos moradores da Avenida Centenário, Barra, Ondina e, no Carnaval, ela fica tomada de pessoas que se deslocam entre os circuitos da maior festa do planeta”, destacou o Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos, do superintendente de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro, e da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield.

O prazo para conclusão das obras é de seis meses e o investimento é de R$4,7 milhões, a maior parte proveniente de recursos federais. A iniciativa prevê a valorização da via e distribuição do fluxo de veículos para o acesso aos bairros do Jardim Apipema e Morro do Gato. No canteiro central, será construída uma ciclovia em faixa contínua, ideal para quem deseja pedalar, passeios em placas de concreto pré-moldado e paisagismo, com a plantação de gramado e mudas de árvores, melhorando o aspecto visual do percurso.

Também estão previstas a modernização da iluminação pública. Nos postes, as lâmpadas de vapor de sódio ou metálica serão substituídas por LED, tecnologia mais eficiente e econômica. Esta segunda etapa engloba, ainda, criação de rampas e faixas para pedestres, áreas de convivência, áreas verdes, parques infantis, bancos, bicicletário, lixeiras, balizadores, guarda-corpo, abrigo de ônibus e passeios em concreto lavado.

“Os mobiliários vão não só embelezar a rua como trazer mais opção de lazer, conforto e qualidade de vida. A empresa contratada para as obras sabe que temos que correr, até porque ano que vem, com fé em Deus, estaremos livres da pandemia e teremos de volta o Carnaval”, acrescentou Bruno Reis. Ele também lembrou as últimas intervenções realizadas e em execução no entorno.

“Já entregamos a requalificação do Jardim Brasil e de toda a orla de Ondina. Estamos fazendo a revitalização da Avenida Adhemar de Barros e, com execução da Sabino Silva, praticamente requalificamos as principais vias da região. São obras que elevam a autoestima da cidade e fazem com que os soteropolitanos tenham orgulho de morar aqui”, afirmou.

Morador da Sabino Silva há oito anos, o engenheiro civil Mário Novaes, 38 anos, comemorou a transformação que será feita na rua. “Aqui é meio subaproveitado. Embora a via seja extensa, não há atrativos para a população. À noite, a circulação de pedestres cai, trazendo certa insegurança para nós que vivemos aqui. Com a ciclovia e os atrativos que serão colocados, a expectativa é que haja maior ocupação desse espaço, sobretudo para aqueles que gostam de praticar atividades físicas”, frisou.

Primeira etapa – A requalificação da Rua Professor Sabino Silva teve a primeira etapa iniciada em novembro passado. As obras consistiram na implantação de um novo sistema de drenagem, sendo importantes para a região – que possui forte caráter residencial e comercial – por resolver problemas históricos de alagamentos no período chuvoso. O investimento foi de R$4,1 milhões, provenientes de recursos municipais. Foto: Betto Jr/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados