Artigo | Qual a Importância da contabilidade no dia a dia? *

Para o público em geral, “Contabilidade” é um assunto entediante, mas é importante salientar que a Contabilidade é de vital importância para a vida de todas as pessoas, e acredite, ela não é tão chata quanto costumam pensar.

O contador e professor universitário André Charone, explica que a primeira lição que ele dá aos seus alunos, é que a Contabilidade possui como objeto de estudo o patrimônio das entidades.

Mas o que isso significa?

Significa que a contabilidade estuda todos os fatos relacionados ao patrimônio de pessoas físicas ou jurídicas. Ou seja, tudo o que eu, você, a sua família, a sua igreja, o seu clube ou a sua empresa possui de bens, direitos ou obrigações será analisado, mensurado e estudado através de técnicas contábeis.

E não, você não precisa ter uma graduação para aplicar a contabilidade no seu dia-a-dia. Você já planejou os gastos de uma viagem que você iria fazer nas férias? Já fez um orçamento para as compras do mês no supermercado? Já analisou os seus gastos mensais para saber se vai fechar o mês no “azul” ou no “vermelho”?

Se você respondeu “sim” para alguma das perguntas acima, meus parabéns, você já fez contabilidade.

Todos nós temos um patrimônio, certo? Você pode não ser um megaempresário, porém com certeza possui alguns bens e direitos em sua posse. Seja um dinheirinho na poupança, um carro, uma casa ou mesmo os móveis, eletrodomésticos e demais utilidades do seu dia-a-dia. Em contabilidade, chamamos isso de “Ativos”.

Esses Ativos que você possui são aplicações de recurso. Isso significa que ninguém te deu nada de graça. As coisas não aparecem espontaneamente, elas custam dinheiro. Portanto, tudo o que você compra de “Ativos” tem uma origem.

Se você compra um Ativo a prazo ou faz um financiamento para adquiri-lo, você está utilizando capital de terceiros. Com isso, você até compra o Ativo, mas você cria também uma obrigação, uma dívida que deverá ser paga ao término do prazo concedido. Em contabilidade, chamamos essas obrigações de “Passivos”.

Em geral, os passivos acarretam juros que podem representar um custo altíssimo. Por isso, recomendamos cautela;

A forma mais prudente de adquirir os seus Ativos seria com o capital próprio, o qual você pode obter quando consegue gastar menos do que recebe. Essa diferença entre os seus rendimentos e as suas despesas mensais (que, em uma empresa, chamaríamos de “lucro”) pode ser utilizado para montar a sua reserva financeira, fazer investimentos e, é claro, comprar Ativos.

Aqui fica claro que um conhecimento extremamente básico de contabilidade já ajuda a controlar melhor o seu patrimônio.

Outro assunto que causa muita ansiedade com relação a contabilidade é o Imposto de Renda, pois é nesta data que o profissional de contabilidade é mais lembrado pela população em geral.

O Papai Noel tem o natal, o coelhinho tem a páscoa e o contador tem o período da declaração de imposto de renda.

Não precisa ser graduado em Ciências Contábeis para prestar as contas com a Receita Federal, mas sem dúvida um conhecimento bom de contabilidade e legislação fiscal pode fazer toda a diferença nessa feroz luta com o leão.

O imposto de renda na realidade é pago mensalmente. A declaração anual é apenas um ajuste, onde você deve informar ao governo os seus rendimentos, os seus gastos e outras informações importantes para calcular se, ao longo do ano anterior, você pagou um valor maior ou menor do que realmente devia.

Se você pagou mais do que devia, o governo vai te dar uma restituição. Se você pagou menos do que devia, você terá que pagar a diferença. Parece bem simples, não é?

De fato, em teoria, é bem lógico. A questão é que a legislação tributária é muito complexa e a Receita Federal possui um verdadeiro “Big Brother Fiscal” que vigia todas as suas operações aos mínimos detalhes. Isso faz com que você realmente precise de um controle patrimonial muito bem feito. É aí que entra a contabilidade, ajudando a organizar os rendimentos, gastos, ativos e passivos.

Portanto, quando ouvir falar sobre contabilidade, não faça cara feia e tente se lembrar de como ela é importante para o seu dia a dia.

* André Charone é contador e empresário, com formação internacional em Empreendedorismo em Economias Emergentes pela universidade de Harvard (EUA).
Graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Financeira. André, possui dezenas de artigos e seis livros publicados, também é palestrante e apresentador, possui um programa de TV chamado “Conexão Contábil”, no canal TVM em Belém.

Categorias: Noticias,Coluna

Comentários estão fechados