Investimentos: entenda a diferença entre day trade e buy and hold

Existem diferentes formas de se operar na Bolsa de Valores. Em geral, os investidores que aplicam em ações e conseguem os melhores resultados nesse ambiente são os que se dedicam a um único caminho, que pode ser concentrado no curto, no médio ou no longo prazo.

A especialização aumenta as chances de sucesso de quem opera ações na bolsa de valores. Conhecer o funcionamento da bolsa, os tipos de análises e identificar qual é o perfil dão ao investidor mais segurança na hora de aplicar.

Dois tipos de abordagem de ações na bolsa ocupam posições opostas. Enquanto o day trade opera no curtíssimo prazo – com operações iniciadas e finalizadas em um único dia – o método buy and hold pode levar uma década parar significar resultados expressivos. Conhecer as possibilidades é ajuda nas escolhas dos investidores.

O que é Day Trade

O day trade é uma prática comum no mundo dos investimentos. Traders de sucesso chamam a atenção tanto por sua capacidade de entender o universo das ações quanto pelos resultados que apresentam.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), essa operação concentra-se no período de um dia, ou seja, a compra e a venda de ativos ou outros procedimentos precisa acontecer dentro do horário de funcionamento do pregão. Por esse motivo, traders especializados nesse tipo de prática conseguem resultados rápidos.

A Anbima alerta que o mercado de day trade é dominado por investidores experientes. Isso acontece porque eles são capazes de olhar os gráficos e identificar tendências de alta ou de queda entre os ativos mesmo em um curto espaço de tempo. Consequentemente, fazem movimentações com potencial de retorno financeiro, gerando lucro.

Para ter esse conhecimento, day traders contam com o domínio de um tipo de análise gráfica de ações chamada de análise técnica, que se resume a uma avaliação que considera a evolução dos ativos dentro do pregão, ou seja, a oscilação das ações empresariais. De acordo com a Anbima, os analistas técnicos avaliam o comportamente das ações no passado e como eles podem interferir sobre a cotação futura.

O que é buy and hold
Em português, buy and hold significa “comprar e segurar”. Dentro da lógica da Bolsa de Valores, trata-se da prática de o investidor adquirir a ação ou um conjunto de ações de uma empresa e mantê-la sob sua posse ao longo do tempo. Essa é uma estratégia mais indicada para quem pensa no longo prazo.

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o foco do buy and hol é obter renda passiva por meio de ações pagadoras de dividendos. A ideia é que o investidor tenha condições de identificar ativos no mercado com tendência à valorização, ainda que isso possa levar anos para acontecer. Isso geralmente funciona quando empresas com ideias inovadoras surgem no mercado.

O Google, por exemplo, foi uma delas. Quando a companhia lançou sua primeira oferta pública no mercado de ações, em agosto de 2004, sua ação valia US$ 85. Dez anos depois, em agosto de 2014, a mesma unidade era negociada a US$ 586,86. Assim, uma pessoa que investiu na compra de um ou mais ativos da empresa e esperou ao menos uma década para ver o resultado, obteve retorno.

O segredo no caso do buy and hold é avaliar a situação atual da empresa e as perspectivas dela no mercado financeiro. Para tanto, é comum que os investidores trabalhem com a chamada análise fundamentalista – técnica indicada pela CVM – que avalia fatores como o endividamento da empresa, sua capacidade de gerar valor com os recursos que tem à disposição, seu lucro sobre o patrimônio líquido, entre outros.

Qual é a melhor estratégia
O investidor deve compreender que a melhor estratégia para seus interesses financeiros é aquela que considera o seu perfil. Seja para investir no curto prazo ou no longo prazo, a aplicação deve ser feita de acordo com características individuais. Do contrário, as chances de sucesso tendem a ser menores.

Tão importante quanto o perfil é o objetivo de quem investe. Como o buy and hold mira o longo prazo, ele geralmente é a solução mais indicada para quem está em busca de meios para viabilizar projetos futuros, como a aposentadoria, por exemplo. Já no caso do day trade, ações pontuais podem ser o caminho para projetos mais imediatos, ainda que para operar como trader o investidor precise ter conhecimentos avançados.

Enquanto o buy and hold tende a ser uma opção para quem está em busca de resultados mirando a evolução de projetos empresariais ao longo dos anos, o day trade permite ao especialista explorar as oscilações naturais do mercado em curto prazo, fazendo da especulação o seu diferencial.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados