Bahia: Polícia Civil captura líder de organização criminosa de Cairu

Policiais da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) prenderam, nesta quinta-feira (22), um dos líderes de uma organização criminosa com atuação em Cairu, no Baixo Sul do estado. A captura ocorreu um dia depois de circular pelas redes sociais um vídeo no qual o homem e um comparsa faziam ameaças a um outro grupo criminoso e atemorizavam a população.

O líder da organização já tinha mandado de prisão em aberto e será encaminhado ao sistema prisional do município. Ele e mais quatro pessoas foram capturados com armas, munições, 80 pacotes de crack, 13 de cocaína e 13 de maconha, além de uma balança de precisão. De acordo com o coordenador da 5ª Coorpin, José Raimundo Néri Pinto, a ação rápida da polícia é reflexo de um trabalho de inteligência e investigação que mapeou todos os principais integrantes de grupos criminosos na região.

“Anos atrás, três facções brigavam fortemente entre si pela venda de drogas. Então, começamos primeiro identificando os líderes e os outros membros de cada grupo, separando a cidade por bairros e indicando qual grupo dominava qual bairro. A partir desse momento, passamos a indicar cada alvo e iniciar as operações. Em 2018, uma operação terminou com a prisão de 17 traficantes e homicidas; em uma outra, prendemos mais seis. Além disso, estas ações retiraram muitas drogas e armas de circulação”, lembrou o delegado.

“Os maiores líderes da região naquela época já morreram em confronto com a Polícia Civil. Um outro que restou prendemos ainda em 2018 e segue no presídio de Serrinha. Assim, enfraquecemos as facções, e isso vem se mostrando no resultado ano a ano da Coorpin”, acrescentou.

No ano de 2021, tanto a cidade de Valença quanto a 5ª Coorpin apresentam redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), mesmo depois de um 2020 já de queda.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados