Projeto promove cursos virtuais de palhaçaria e espetáculo circense

Após ter as atividades interrompidas por conta da pandemia da Covid-19, o projeto “Pé de Circo na Cidade” retoma as atividades com oficinas virtuais e gratuitas para os moradores do Centro Histórico de Salvador. O projeto é um dos contemplados pelo edital Gregórios – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e executado pelas Cia Pé na Terra, Sim Produções Artísticas e Cia de Palhaço Orgânico.

A iniciativa volta com duas novas edições do Curso de Formação de Palhaço e apresentações ao vivo. As inscrições acontecem no dia 1º de maio, através da página @pedecirco no Instagram.

As aulas serão aos sábados e domingos do mês de maio. De acordo com o produtor e palhaço, Geovane Nascimento, a iniciativa oferecerá mentorias individuais para cada um dos participantes, que produzirão um pequeno esquete que irá compor um minidocumentário, a ser lançado no final do projeto, em junho.

“A ideia é que, após a formação, cada um dos palhaços-educadores se torne um mediador cultural no bairro em que reside, mobilizando a própria comunidade para a criação e fortalecimento da cultura da arte de rua”, explica.

Para auxiliar na formação e multiplicação de palhaços-educadores por meio de oficinas, as aulas serão ministradas remotamente por Alexandre Casali, o palhaço Biancorino, e Igor Sant’Anna, o palhaço Caxambó, pela plataforma Google Meet. Também haverá espetáculos abertos ao público, transmitidos pelo canal do projeto no YouTube.

Jornal Palhaçal – Além do curso formativo, o Pé de Circo na Cidade propõe a realização de espetáculos que, antes, ocupavam espaços públicos de diversos bairros de Salvador, e que agora ampliam ainda mais o alcance por meios digitais.

Nesta retomada do projeto serão três apresentações do “Jornal Palhaçal: um jornal caseiro, artesanal, orgânico, produzido em home office, com todas as desinformações que você não pode perder”, espetáculo apresentado pelos palhaços Cabelinho (Geovane Nascimento), Biancorino (Alexandre Casali), Ramba (Camila Souza) e Caxambó (Igor Sant’Anna). Uma das transmissões acontece ao vivo na próxima segunda-feira (26), no Instagram @pedecirco.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados