Prefeitura agiliza serviços de iluminação pública durante Operação Chuva

Salvador entrou na época de chuvas e a rede de iluminação pública também é afetada pelas ações climáticas, com apagões no sistema e comprometimento dos equipamentos. O problema ocorre nas principais avenidas da cidade, a exemplo da Octávio Mangabeira, na orla, na Garibaldi, Luís Viana Filho e Acesso Norte.

Desde o início do mês, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já atendeu 170 demandas emergenciais e de urgência. Em todo o mês de março, o número de solicitações não passou de 200. A previsão é que até o fim do mês este número possa chegar a 450 demandas emergenciais.

A Dsip é responsável por manter em funcionamento os 174 mil pontos de iluminação presentes no município. As equipes estão de plantão 24h por dia, sete dias da semana, em regime de alerta. Durante o dia, todas as equipes de manutenção estão envolvidas na operação, com 20 a 25 pessoas. À noite e nos finais de semana, são quatro equipes em atuação.

Além de atender à solicitação dos cidadãos, a diretoria também promove manutenções preventivas em toda a cidade. Segundo o gerente de Manutenção e Monitoramento, Igor Moreira, a Prefeitura está com um olhar apurado para este serviço para garantir a segurança da população, principalmente por conta das ligações irregulares que são feitas nos postes, os chamados gatos de energia. Diariamente, dentro de um roteiro pré-definido, os postes passam por teste de isolação, onde as estruturas metálicas são avaliadas visualmente e se necessário, é feita a correção de circuitos de iluminação com fiações expostas e troca do poste.

Os serviços do órgão podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Fala Salvador pelo telefone 156, no site www. falasalvador. ba. gov. br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões, postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728. De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento e o cidadão tem até 48h para receber um retorno a respeito da demanda. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados