Saúde promove treinamento de vigilância em saúde LGBT

Quantas pessoas LGBT vítimas de violência deram entrada nas unidades de saúde do município nos últimos meses? Qual é o percentual de pessoas desse grupo que apresentam histórico de diabetes ou de HIV? Para responder perguntas como essa é muito importante que os campos identidade de gênero e orientação sexual sejam preenchidos na ficha dos pacientes que dão entrada nas unidades de saúde da Prefeitura.

Com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde para a importância do preenchimento correto da ficha de cadastro, a Diretoria de Vigilância à Saúde, em parceria com o Campo Temático Saúde da População LGBT, ambos vinculados à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está com inscrições abertas para o treinamento Vigilância em Saúde LGBT: Instrumentos e Estratégias para Qualificar a Informação em Saúde de Grupos Vulnerabilizados.

O treinamento é voltado para os profissionais da saúde e será realizado no próximo dia 29, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (22), por meio do link forms.gle/ 3LwKvUDSeqhqTNZu6. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone (71) 3202-1723 ou (71) 3202-1065.

O treinamento ocorre em meio à celebração dos dez anos de existência da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT. O facilitador da capacitação e coordenador do Campo Temático Saúde LGBT, Erik Abade, destaca que uma das lacunas hoje é exatamente a falta de informações sobre a saúde desse grupo, que permita pensar em ações mais prioritárias e estratégicas.

“Nem todos os dados hoje do SUS estão reportados por identidade de gênero e por orientação sexual. Nós precisamos desses dados, de informações qualificadas para entender o cenário atual. Portanto, o treinamento tem esse objetivo de sensibilizar os profissionais sobre a importância desses dados”, afirma.

Ações – Pensando no atendimento qualificado livre de preconceitos e de discriminações, a SMS, por meio do Campo Temático LGBT, vem desenvolvendo uma série de iniciativas. Dentre elas está a produção de panfletos e cartazes com orientações importantes sobre os cuidados com a saúde, sobre os direitos da população LGBT e combate à LGBTfobia.

A rede de saúde do Município também possui o projeto Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT, que busca qualificar os profissionais da área para o atendimento sem preconceito, respeito ao nome social e atenção às questões específicas do segmento. Além disso, eventos diversos para a qualificação do atendimento prestado nas unidades de saúde do município vêm sendo realizados, como treinamentos, palestra e roda de conversa.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados