Salvador participa de evento mundial de criatividade nesta quarta (21)

Salvador está entre as 120 cidades do mundo que vão participar da 4ª edição do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade/WCD), festival colaborativo que acontece 100% online e gratuito, nesta terça (21) e quarta-feira (22). Apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e com a presença de 16 países, o evento é abraçado e reconhecido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como oportunidade de disseminação do conhecimento e experiências comprometidas com a criatividade, tecnologia e inovação.

É a primeira vez que a capital baiana está presente no WCD, estando ao lado de cidades globais como Paris, Vancouver, Tokyo e Barcelona. Entre lives e plays, a programação engloba com mais de mil atividades, inseridas nas categorias criatividade, artística, educacional, diversidade, economia, sustentabilidade, inovação, tecnologia, que serão realizadas simultaneamente.

Salvador participa com 15 palestrantes/inspiradores que vão tratar temas diversos. Dentre eles está o “Salvador Tech, Diversidade, Criatividade e Inovação”, por Leandro Lima, diretor do Salvador Tech da Semdec; “Criatividade + Educação = Impacto Social”, por Joselito Crispim dos Santos, educador, escritor, cineasta e fundador do Grupo Cultural Bagunçaço; e “Reset Game – O Recomeço”, por Maria Aline Rebouças, advogada ambiental e gestora de Negócios Sustentáveis.

O diretor do Semdec, Leandro Lima, destaca o potencial criativo da capital baiana presente em diversos setores da economia, a exemplo do turismo, serviços, arte, cultura e comércio. “Sem dúvida, Salvador é a capital criativa do Brasil. Isso faz parte do seu DNA, da formação do seu processo histórico, é o seu diferencial. Salvador sempre se movimenta receptiva ao novo”, disse. Ele acrescenta ainda a importância da gestão municipal em apoiar o WCD, que permitirá lançar o olhar para a cidade como “fomentadora da economia criativa”.

As atividades WCD poderão ser acessadas pelo canal oficial de cada cidade participante no aplicativo (Android e iOS), ou pela plataforma oficial na internet. Para obter mais informações e a programação completa do evento, basta acessar o www. worldcreativityday. com/ brazil/ salvador/ home ou fazer contato através do e-mail [email protected] gmail. com .

Histórico – Liderado pelo World Creativity Organization, o evento foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa. “Nós queremos apoiar o desenvolvimento da criatividade em todas as cidades, pois quanto mais diversidade e mais atividades, mais liberdade de escolha para os participantes, aumentando a produção de conhecimento e a capacidade criativa da sociedade. Quanto mais pessoas mudarem sua mentalidade sobre educação e se apropriarem do processo de World Creativity Day: The Creative Revolution para aprendizagem contínua, melhor para elas, para o mercado de trabalho e para a economia”, afirma Foster.

Líder local do evento, Diogo Garcia explica que o WCD tem como objetivo a valorização da criatividade em suas diversas formas e linguagens, incentivando a geração de negócios e a empregabilidade. “Em se tratando de uma cidade naturalmente criativa, é muito importante a participação de Salvador neste evento. Com certeza, a capital baiana deve ser um destino de negócios criativos por acolher grandes exemplos de pessoas inovadoras, e este é um bom momento para atrair os olhares para cá e captar investidores.”, finalizou Garcia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados