Oficina Memórias Situadas promove diálogo sobre Casa do Benin

O projeto “Memórias Situadas: A Casa do Benin na Bahia” inicia, nesta terça-feira (20), oficinas de diálogo e interlocução acerca das múltiplas memórias e atravessamentos que constituem a Casa do Benin, colocando em movimento seus aspectos históricos, técnicos e políticos. Os encontros virtuais acontecerão até esta quarta (21), das 18h às 21h, através da plataforma Google Meet. A proposta da oficina é construir um espaço de troca mediado pelas características e histórias do espaço cultural.

Contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural da Fundação Gregório de Matos, o projeto tem apoio da Prefeitura, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Os interessados em arquitetura, arte, memória, cidade, história baiana e afro-brasileira, inscritos através formulário virtual, vão participar de encontros gratuitos que pretendem impulsionar a reflexão coletiva em torno das cidades, museus, arquiteturas, espaços e territórios, a partir dos trânsitos que os compõem.

Projetos urbanos — O pesquisador e também ministrante das oficinas, Lucas Lago, destacou a importância do equipamento para construção da história cultural da Bahia. “Precisamos reconhecer que a Casa do Benin é importante não apenas como um espaço cultural ativo na cidade, mas também na construção de determinadas ideias e culturas aqui na Bahia, através da sua história e memória”, disse.

Lago explica que, nesse sentido, o trabalho do projeto é reunir materiais de arquivos para narrar uma história sobre a Casa do Benin. “O projeto que dá origem a Casa do Benin acontece no momento histórico bastante rico, com diversas discussões e a partir de diversos atores sociais. Há muitas pessoas envolvidas nessas discussões e nesse trânsito de ideias, que buscavam reestabelecer relações entre a Bahia e a África. Isso ganha uma iniciativa institucional, nesse momento, mas com a participação bastante enfática de vários setores e representantes da sociedade”, afirmou. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados