Bate-papo virtual celebra Dia Nacional do Livro Infantil

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no domingo passado (18), a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove um bate-papo virtual com as autoras de livros infantis Betania Paz Lisboa, Carla Bittencourt e Stael Mamed. A live estará disponível no canal da FGM no YouTube, às 16h da próxima quinta-feira (22).

A gerente de biblioteca, livro e promoção da leitura de Salvador, Jane Palma, conta que o diálogo vai abordar um pouco os desafios linguísticos da literatura infantil na era digital e o entorno da produção literária infantil. “Cada autora vai dizer por que escolheu esse gênero literário e como se dá o processo de criação das obras. Para quem já tem uma veia literária, o diálogo pode incentivar a escrita nesse gênero, inclusive para concorrer ao edital das próximas edições do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro”, conta.

O livro O Circo da Alegria, de Betânia Paz, foi publicado no Ano I da coleção do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. A obra conta a história de Barriga, um rapaz magricelo de 17 anos que sai do sítio onde mora depois de uma terrível seca e, no caminho, resolve se vestir de palhaço e criar um circo.

Kanoni, de Carla Bittencourt, é sobre a garotinha homônima que mora na Ilha de Itaparica e adora inventar brincadeiras. Já o livro A História do Bicho-Folhagem, que já foi contemplado pelo selo literário, mas ainda será lançado, se assemelha às histórias contadas para as crianças pelos avós e pelos mais velhos. Somam-se às histórias jogos diversos, como caça-palavra, origami, palavras cruzadas e charada, entre outros.

Os dois livros infantis já lançados e outros exemplares da coleção estão disponíveis no site http:// caminhosdigitaisdaleitura. salvador. ba. gov. br/ view/ public/ estante. php . O site reúne obras escritas por diversos autores em gêneros como romance, crônica, poesia, literatura infantil e ensaio. Qualquer pessoa pode acessar e ler os livros gratuitamente.

“Nesse momento em que todos estão muito presos ao celular, é fundamental a existência de projetos que incentivem a volta à leitura do livro físico. O livro infantil não só informa a criança como leva a produzir verdadeiras histórias no imaginário. A criança lê, viaja na história e começa a se ver como personagem do livro. Portanto, as obras acabam por passar valores para o público infantil de maneira muito lúdica”, ressalta Jane Palma.

Projetos – A FGM conta com uma série de projetos de incentivo à leitura em Salvador. Alguns desses projetos são o Coreto Literário, Sacola Literária, Parada do Livro, Kaê Erê (ler criança em tradução livre do Iorubá), Literatura na Praça e, também, Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento.

O Coreto Literário ocorre sempre no verão e leva para as praças e outras áreas de lazer da cidade contos cantados, teatrinho, apresentação de poetas, brincadeiras educativas e distribuição de livros para crianças, adultos e idosos.

O projeto trimestral Sacola Literária ocorre nas escolas, levando uma sacola com seis exemplares e propondo uma discussão entre os alunos sobre os autores que escrevem sobre Salvador. O projeto Kaê Erê também ocorre nas escolas, mas com o intuito de levar jogos e a literatura de matriz africana para dentro da sala de aula.

A Parada do Livro é um projeto de distribuição gratuita de livros, no Campo Grande. Na edição de 2019, 40 mil exemplares de vários gêneros e temáticas foram distribuídos. O Projeto Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento tem característica parecida, sendo que os livros são esquecidos com um bilhete em algum lugar da cidade, com o intuito de que sejam encontrados por alguém, incentivando assim a leitura.

Além de todas essas intervenções, a FGM lançou, em 2019, na Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi, o projeto Literatura na Praça, inaugurando um espaço que estimula o hábito da leitura nas áreas de lazer da cidade.

Um contêiner ambientado com pufes, carpete e nichos, nos moldes de uma sala de leitura, conta com 480 livros de gêneros diversos, inclusive de literatura infantil em braille e com possibilidade de empréstimo para a comunidade. Os projetos presenciais e realizados nas escolas estão suspensos, por conta da Covid-19, e devem ser retomados após a pandemia.

Homenagem – Monteiro Lobato inaugura a literatura infantil no Brasil com o lançamento de A Menina do Narizinho Arrebitado, em 1921. Em homenagem a ele, o Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído por lei na data de nascimento do autor, dia 18 de abril.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados