“O Artista Suburbano – o Filme”: Comédia narra como jovens do subúrbio vivem a pandemia

O artista suburbano, personagem da internet interpretado pelo ator Vagner Jesus, estreia seu filme com exibição de 20 a 27 de abril no Youtube

Criado em 2015 para a internet, “O Artista Suburbano” reúne situações e comentários humorísticos de um jovem do Subúrbio. Estendido para curta metragem, a obra é o primeiro filme feito no Alto do Cabrito, e narra as aventuras cômicas do personagem no cotidiano da comunidade. O filme estreia em 20 de abril em plataforma digital.

Interpretado pelo ator Vagner Jesus, que já produziu filmes para internet como o “Nem Me Covid” (2020), “Manual como conter uma raça poderosa” (2020), e, circulou com a peça teatral “V de Viado” (2018-2019), além de atuar também roteirizou e dirigiu o filme. O ator teve seu primeiro contato com as artes cênicas com o coletivo Teatro É o Quadrado, projeto comunitário voltado para as artes no bairro do Alto do Cabrito, que completa 25 anos neste ano.

Vivendo sozinho e com pouca grana, o artista precisa “dar seus pulos” para sobreviver financeiramente com o comércio de rua fechado em decorrência da pandemia, o que resulta em peculiares cenas de humor com requinte do suburbano. “Ele [o personagem] é um jovem, como tantos outros, que fazem sua correria para sustentar seus ideais e propõe outras narrativas sobre si e seu cotidiano”, conta o ator.

“Quando vi a oportunidade de levantar o projeto pensei naqueles momentos do cotidiano que a gente acredita que daria um filme, que fosse de um jeito leve e divertido como é o suburbano”, conta Vagner. “Temos uma luta constante sobre como o Subúrbio é representado midiaticamente, o que reflete também no circuito de arte aqui, pois perdura uma ilusão de que o “Subúrbio não consome”. Esse filme aponta uma contramão dessa opinião, pois é uma cena muito pulsante de arte aqui”, reforça.

Concentradamente no Subúrbio, a produção se comprometeu a usar insumos que viessem da própria comunidade. “Mesmo mergulhada em todas as restrições por conta da pandemia, a interação foi muito produtiva”, lembra Fabrícia de Jesus, que faz a produção local do filme. “A experiência da produção de arte dentro da comunidade deu uma oxigenada positiva no comércio local, sobretudo para mães solos que puderam ampliar suas produções e serviços a partir das necessidades das gravações”, ressalta.

Filme e Lançamento

Usando a linguagem do vlog, diário feito por vídeo, o filme mescla cenas do dia a dia entre as mais belas paisagens da região com as telas verticais das redes sociais. Aliando humor com um traço fortemente documental, o curta flagra o modo peculiar dos moradores em lidar com a pandemia. Momentos como se virar com uma péssima conexão de internet e ser alvejado pela cultura do cancelamento fazem parte dos desafios cotidianos do jovem.

O filme que fica disponível para o público entre os dias 20 e 27 de abril no Youtube, é recheado de gírias e expressões que marcam essa juventude. “Eu gosto muito das variações linguísticas daqui, pois diferentemente da ideia de pouco conhecimento, eu vejo como uma expertise, um modo de dialogar que é também uma forma de transformar esperanças”, avalia Vagner.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Conceição Senna Audiovisual, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da lei de emergência cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

Estreia – O Artista Suburbano – O Filme

QUANDO: de 20 a 27 de abril

ONDE: Canal do Artista Suburbano no Youtube (https://youtube.com/oartistasuburbano )

Gratuito

Para mais informações, siga no instagram @oartistasuburbano

SINOPSE

O Artista Suburbano é um youtuber do bairro do Alto do Cabrito, que após ser flagrado na “Quarentena Fest” em meio a pandemia em 2020 é cancelado digitalmente. Sem emprego e tentando recuperar sua imagem, o jovem tem que “dar seus pulos” para resolver a situação. Brincando com cinema e as produções para internet, o filme retrata como os moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador têm enfrentado o estado de calamidade sanitária.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados