Prefeitura de Salvador faz testes rápidos e distribuição de máscaras em sedes da Apae

Seria apenas um exame laboratorial de rotina para a estudante Larissa Macedo, de 25 anos. Mas além do exame, a gestante saiu com a certeza e tranquilidade diante do resultado negativo para a Covid-19. Os testes rápidos para a detecção do novo coronavírus foram realizados no público atendido e funcionários na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na Pituba, na manhã desta quarta-feira (14). A ação é fruto de uma iniciativa da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), em parceria com o Parque Social e com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Eu nem sabia que estava tendo esse teste rápido aqui, soube agora. É a primeira vez que estou fazendo e para mim, que estou gestante, a preocupação e os cuidados são reforçados. Agora eu estou em paz”, disse Larissa. Além dos 150 testes, 200 máscaras foram distribuídas na ocasião.

A estagiária de atendimento, Letícia do Vale, 20 anos, que também foi ao local para fazer um exame laboratorial, recebeu máscara e também o diagnóstico negativo para a Covid-19 em pouco tempo. “Eu achei o teste muito rápido e também interessante, pois não é sempre que a gente tem a oportunidade de fazer. Há lugares que disponibilizam, mas eu fico com medo do contato com outras pessoas, das aglomerações, e aqui foi bem tranquilo”, relatou.

Projeto-piloto – Segundo Wagner Andrade, diretor da UPCD, esse é um projeto-piloto que deve ser ampliado para apoiar mais entidades que cuidam de pessoas com deficiência. “Nós estamos conseguindo ampliar a testagem, que é essencial neste momento de pandemia, e para esse segmento que engloba pessoas com deficiência e pessoas carentes atendidas pelo SUS é mais importante ainda. Muitas pessoas que estão aqui hoje fazem parte do grupo de risco. Ao mesmo tempo, é uma segurança para o público e, para a instituição, traz uma noção do percentual de incidência do coronavírus no local”.

A superintendente da Apae, Angela Ventura, acredita que o teste é uma maneira de sanar dúvidas muito recorrentes. “Eu estou positivado? Eu tive Covid? São dúvidas comuns, assim como é comum o medo das consequências ocasionadas pela doença. Por isso, a testagem é muito importante, um ato de cuidado para as pessoas com deficiência e para aqueles que têm dificuldade de acesso aos procedimentos do SUS”.

Impacto – A Apae conta com nove unidades em Salvador atendendo a uma média de mil pessoas por dia. A sede da Pituba tem acompanhado cerca de 3 mil crianças de todo o estado que foram diagnosticadas com alguma deficiência por meio do teste do pezinho, além de 254 pessoas com deficiência e 300 pessoas em busca de exames laboratoriais e de triagem neonatal.

Para apoiar essa e outras 52 entidades que atendem pessoas com deficiência em Salvador, a UPCD, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) já distribuiu 11 mil cestas básicas, 10 mil gêneros alimentícios, 7 mil kits de higiene pessoal e quase 16 mil itens de limpeza desde o início da pandemia.

Novos testes – Outra unidade que também receberá a ação de testagem é o Centro Especializado em Reabilitação de Coutos (CER II), que funciona dentro do Subúrbio 360. Em parceria com a Apae, a Prefeitura promove atendimentos especializados e de serviços de reabilitação para as pessoas com deficiências física e intelectual na instituição. As pessoas são atendidas no local por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Com dois anos de funcionamento, o CER II já fez, em média, 34 mil atendimentos, com a avaliação positiva de 91,5% dos usuários. Um dos atendimentos consiste na distribuição de materiais ortopédicos fundamentais para o dia a dia, a exemplo de muletas, sapatos neuropáticos para pés de diabéticos, almofadas para evitar úlceras na pele, cadeiras de rodas, cadeiras tetraplégicas com apoio e outros modelos que variam de acordo com a necessidade de cada paciente. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados