Chuvas fortes foram ocasionadas por frente fria, informa a Codesal

As fortes chuvas que caíram em Salvador no final da manhã e se prolongaram pela tarde de hoje resultaram da ação mais intensa de um cavado em níveis médios e altos e uma frente fria que se encontra sobre o oceano Atlântico. O cavado é resultante de uma região alongada de pressão atmosférica baixa, que pode ocasionar chuvas.

“Equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo as inspeções previstas no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

“O PPDC estabelece protocolos de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, a exemplo de deslizamento de terra, realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec) e demais setores do órgão”, afirma a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

Ainda segundo Sosthenes Macêdo, nesta quinta-feira, foram registradas nas últimas seis horas acumulados de chuvas de 97,6mm, em Mamede (Alto da Terezinha) e 94,6 mm, em Moscou (Castelo Branco). Em 72 h, foram contabilizados acumulados de 132 mm, em Mamede, e 123 mm Moscou. “Caso necessários e para a segurança dos moradores, acionaremos as sirenes nessas localidades”, informou.

Para a sexta-feira e o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

De acordo com o meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CEMADEC), Giuliano Carlos do Nascimento, “as chuvas resultam de um sistema frontal mais afastado do continente, que direciona a convergência de umidade em direção ao leste da Bahia, onde os volumes de chuva aumentam gradativamente entre hoje até sábado (10/04)”

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência, disque 199.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados