Coelba substitui 11.500 lâmpadas e renova sistema de iluminação da UFBA

Dez prédios da Universidade Federal da Bahia já foram contemplados pelo Projeto de Eficientização de Edificações, que prevê a troca de 40 mil lâmpadas neste semestre

As lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) possuem a tecnologia mais inovadora no mercado de iluminação, aliando modernidade e economia com menor impacto para o meio ambiente. Com o objetivo de levar eficiência energética para prédios públicos, a Coelba, distribuidora do Grupo Neoenergia, iniciou a renovação do sistema de iluminação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde já foram substituídas 11.648 lâmpadas ineficientes por LED, entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021.

A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O objetivo é gerar uma economia de cerca de 50% no sistema de iluminação contemplado com ação de retrofit, além de estimular o consumo consciente de energia elétrica. O projeto prevê a troca de, aproximadamente, 40 mil lâmpadas da UFBA até o final do primeiro semestre de 2021. A eficientização dos prédios da universidade deve gerar uma economia de cerca de 935,70 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 205,09 kW no sistema elétrico.

A renovação da iluminação da UFBA já ocorreu nos prédios da Biblioteca Central da instituição (3.364 lâmpadas), Escola Politécnica (2.320), Instituto de Matemática (1.843), Instituto de Química (1.031), Faculdade de Arquitetura (657), Faculdade de Farmácia (1038), Pavilhão de Aulas da Federação II (297), Pavilhão de Aulas da Federação III (371), Pavilhão de Aulas da Federação VI (643) e Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia (84).

O Projeto de Eficientização e Edificações prevê também a realização de palestras para docentes e equipes técnica e administrativa sobre consumo consciente e dicas de eficiência energética. “É um projeto que traz benefícios para a instituição, com a redução do consumo, e incentiva o uso racional de energia elétrica”, avalia Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Coelba.

O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.

A substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED consolidou um trabalho antigo dos gestores da UFBA, que há cerca de cinco anos iniciaram uma ação de renovação da iluminação dos imóveis, sem grandes avanços. “A chegada desse projeto foi muito positiva. Possibilitou atingir a nossa meta de substituição de todo parque de lâmpadas fluorescentes por LED, que é mais econômico e mais eficiente, mas vinha sendo feita de forma lenta. Estava difícil comprar as lâmpadas LED e conseguir fornecedores”, afirmou o coordenador de manutenção da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA, Magno Alves Fernandes.

Fernandes ressalta que o projeto contemplará cerca de 95% dos prédios da UFBA em Salvador, superando as expectativas iniciais. “Começamos fazendo a vistoria das unidades, e nossa intenção inicial era priorizar os prédios maiores e com maior consumo de energia elétrica. O projeto foi avançando e foi possível contemplar quase a totalidade dos imóveis”, comemorou.

A UFBA é mais uma instituição de ensino superior pública da Bahia contemplada pelo Projeto de Eficientização de Edificações da Neoenergia. Em janeiro de 2021, a Coelba concluiu a substituição de 9.494 lâmpadas ineficientes por LED da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), 1.693 Lâmpadas no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Catu, no município de Catu, 853 Lâmpadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Simões Filho, em Simões Filho, e 131 lâmpadas Universidade Aberta do Brasil, em Mata de São João.

Em 2020, a distribuidora trocou 1.512 lâmpadas da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, no município de Amargosa, e 6.122 lâmpadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Salvador. Nos dois primeiros meses deste ano, a Coelba já concluiu a eficientização de 38 unidades escolares municipais e estaduais, totalizando a instalação de 6.859 lâmpadas LED.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados