Curso de formação de agentes de trânsito e transporte é iniciado em Salvador

Os 30 novos agentes de trânsito e transporte nomeados pela Prefeitura em fevereiro deste ano iniciaram, nesta sexta-feira (26), o curso de formação para o exercício da função. A capacitação ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), e o objetivo do treinamento é capacitar os novos colaboradores, com noções de legislação, educação de trânsito e psicologia aplicada.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, ressaltou a importância da capacitação. “É um curso regulamentado pelo Denatran, com as principais noções legislativas e de segurança no trânsito. É claro que nada substitui a experiência em campo que eles vão ter logo na sequência do treinamento, porém, durante o tempo de formação, eles terão informações essenciais para o início da trajetória profissional,” afirmou.

A capacitação tem duração de 272 horas, com previsão de conclusão para o dia 18 de maio. Dividido em módulos, o treinamento inclui a apresentação da legislação de pessoal, direitos, deveres e benefícios do servidor, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito, papel educador do agente, operação e fiscalização de trânsito, manual brasileiro de fiscalização de trânsito, AIT eletrônico, Decreto Municipal do Singuarda e APP Zona Azul, operação e fiscalização de trânsito, operação de rádio frequência, língua portuguesa, prática operacional, ética e cidadania e psicologia aplicada.

Dos 30 agentes convocados, 15 estarão vinculados à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), e atuarão no ordenamento e fiscalização do trânsito da capital baiana. Os outros serão disponibilizados à Semob.

O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, explicou que o treinamento dará a possibilidade de os novos agentes identificarem o perfil ideal de atuação. “Durante o curso eles vão reconhecer a área que querem atuar. Serão apresentados conteúdos de mobilidade da Semob e do ordenamento do trânsito. Com isso, eles vão entender as formas de agir em cada área”, afirmou.

Expectativa – Durante a apresentação dos convocados, o titular da Semob falou sobre a necessidade de renovação e oxigenação do órgão. O último concurso para estes profissionais foi realizado em 1999.

“A cidade tem uma dinâmica em permanente mudança, então hoje temos problemas que não tínhamos anos atrás. Temos uma frota maior e, com isso, uma necessidade aumentada. Por mais que tenhamos uma tecnologia avançada, que ajuda muito no trabalho da mobilidade, o papel do agente de trânsito e transporte é fundamental, por isso a gente recebe esse pessoal com muita alegria”, disse Muller.

Os novos colaboradores, que reforçarão a administração em áreas consideradas prioritárias no combate à pandemia do novo coronavírus, falaram sobre a expectativa para o curso e início do trabalho. “Estou com todo gás, disposto a enfrentar todos os desafio,” afirmou Everton Santos.

A nova agente de trânsito e transporte, Aline Macêdo, ressaltou a importância da capacitação. “Espero que o treinamento seja amplo e que a gente possa receber toda orientação necessária. Foi uma luta muito grande para chegarmos até aqui e, ao final das nove semanas de curso teórico e prático, estaremos prontos”, disse.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados