Codesal capacita lideranças das Ilhas em ações preventivas

A Codesal capacitou, nesta quinta-feira (25/03), lideranças da Ilha de Maré, de Bom Jesus e dos Frades em ações preventivas, como parte do Programa Defesa Civil nas Ilhas, destinado a implementar a Operação Chuva 2021.

A atividade, focada em Percepção de Risco e conduzida pelo engenheiro César Bello, buscou preparar os representantes daquelas regiões para que possam agir em situação de emergência.

A Operação Chuva é realizada anualmente, entre março e junho, período de maior volume de chuvas em Salvador. Sob a coordenação da Codesal, as ações preventivas e de resposta ao longo da Operação envolvem os órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

“Agradecemos à participação ativa das lideranças na atividade, o que certamente facilitará o trabalho da Codesal ao longo da Operação Chuva voltada à redução de ocorrências e proteção das comunidades”, destaca a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Simone Café.

Responsável pela mobilização das lideranças, o ouvidor setorial da Seinfra e coordenador de Precursão e Monitoramento de Obras da Ouvidoria, Jay Márcio Neves, destacou a importância da capacitação das lideranças e colaboradores das Ilhas. Segundo ele, a logística das Ilhas é complexa e envolve, no caso de ocorrências, a demora na resposta devido a dependência do transporte marítimo. “Com a capacitação os moradores, conhecendo os riscos possíveis, podem dar a primeira resposta. Estando melhor preparadas, essas comunidades podem estimular outras a buscarem esses conhecimentos”.

Por sua vez, Ubiraja José dos Santos, representante da comunidade de Ilha de Maré, afirmou que a capacitação é fundamental para que a população que vive nas Ilhas possa ter o conhecimento sobre como agir em situação de risco e também passar esse conhecimento para as comunidades, entre os quais o maior uso do telefone 199 em caso de emergência”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados