Alegria marca idosos de 69 anos ao serem imunizados contra Covid-19

A baiana de acarajé Raimunda de Assis era só expectativa ao chegar para ela o dia de se vacinar contra Covid-19. “Estou muito feliz! Eu não via a hora de receber essa vacina! Tomara que chegue logo pra minha família e os meus amigos”, afirmou.

Ela foi um dos idosos de 69 anos que compareceram ao posto drive-thru montado no Parque de Exposições, na Paralela, nesta quinta-feira (25), para receber a primeira dose do imunizante. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a estimativa é de que 16.213 pessoas com esta idade deverão ser vacinadas contra o novo coronavírus em Salvador.

A professora aposentada Jandira Souza Santos também celebrou o momento da primeira dose. “Estávamos esperando por isso há um ano. Já é meio caminho andado. Espero que as pessoas esqueçam os falsos remédios porque a vacina é a nossa única esperança”, preveniu.

De acordo com Efigênia Rosa de Oliveira, enfermeira e auxiliar da coordenação de vacinação no drive-thru do Parque de Exposições, a estrutura montada no local conta com seis boxes e 18 vacinadores, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A imunização tem ocorrido sem filas longas nem transtornos.

Ela ainda descreveu as emoções envolvidas no ato da vacinação. “Tem muita gente que chora de alegria, poucas pessoas ficam com medo e, para nós que estamos trabalhando, é um grande prazer levar essa gotinha de amor pra vida delas”, relatou.

No turno da manhã, foram atendidas as pessoas com 69 anos ou mais, nascidas entre 25 de março e setembro de 1951. À tarde, das 13h às 16h, é a vez dos nascidos entre outubro de 1951 e 25 de março de 1952.

Cadastramento – Antes de comparecer ao local de vacinação, o cidadão precisa verificar se o nome está na lista disponível no endereço www. saude. salvador.ba. gov. br. Caso contrário, o idoso ou responsável pode fazer o cadastramento no site www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br ou presencialmente no 5º Centro de Saúde, nos Barris – se o idoso estiver presente, já recebe a primeira dose no local.

Locais de vacinação – A imunização dos idosos ocorre nos seguintes pontos de drive-thru: Universidade Federal da Bahia (campus de Ondina), Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (Cabula), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Barradão (Canabrava) e Vila Militar (Dendezeiros).

Já os pontos fixos de vacinação estão situados na Unidade de Saúde da Família (USF) de Vista Alegre, Universidade Católica do Salvador (campus de Pituaçu), Faculdade Bahiana de Medicina (campus de Brotas), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (Cabula), Unidade Básica de Saúde (UBS) Nelson Piauhy Dourado de Águas Claras, USF do Resgate, USF de Santa Luzia, USF da Federação, USF de Plataforma, USF de Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros.

Vacina Express – Os idosos com 69 anos ou mais, preferencialmente acamados ou com dificuldade de locomoção, também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br. As equipes volantes deste serviço têm capacidade de atender 200 idosos por dia.

Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos quanto para profissionais de saúde. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

A segunda dose dos idosos é realizada das 8h às 16h, nos mesmos locais onde está sendo aplicada a vacina para as pessoas de 69 anos. No mesmo período, a aplicação da segunda dose para os trabalhadores da saúde acontecerá na Unijorge – Campus Paralela (ponto fixo e drive-thru), USF San Martin III (drive-thru) e USF Colinas de Periperi (ponto fixo).

Idosos imunizados em casa pelo Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital para receber a segunda dose. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados