UNEB e Ufba criam robô trans para conversar com jovens sobre prevenção do HIV

Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de detecção em casos de AIDS entre adolescentes e jovens, de 15 a 24 anos, aumentou expressivamente na última década, saltando de 9,5 casos em 2008 para 14,5 casos em 2018, por 100 mil habitantes, o que corresponde um aumento bruto de 34,5%.

Apenas entre adolescentes de 15 a 19 anos, verifica-se também uma tendência de aumento desta taxa entre os anos de 2006 e 2015, que triplicou de 2,4 para 6,9 casos, por 100 mil habitantes.

E para prevenir e evitar o aumento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a UNEB e a Ufba, por meio do projeto PrEP 1519, criaram a primeira travesti robô da América Latina, chamada Amanda Selfie.

Concebida com tecnologia de inteligência artificial, a assistente digital tem a função de tirar dúvidas sobre prevenção combinada ao HIV e identificar práticas de risco, além de facilitar o acesso aos serviços de prevenção.

Amanda Selfie, que também é personagem de uma história em quadrinhos, utiliza uma linguagem inspirada no pajubá, dialeto que agrega vocabulário africano e da comunidade LGBT, além da combinação de características futurística e robótica com traços que chamam atenção do público jovem e adolescente homens que fazem sexo com homens, e travestis e mulheres transexuais.

A assistente digital ainda informa sobre efeitos colaterais e possíveis interações da profilaxia pré-exposição (PrEP) com hormônios, álcool e outras drogas; tipos de testagem para HIV e outras ISTs, e a profilaxia pós-exposição (PEP).

Ela também oferta agendamento de consultas com os profissionais de saúde, por meio do Messenger, no Facebook, para informar possíveis estratégias de prevenção. Os jovens interessados em participar do Projeto PrEP 1519, podem entrar em contato pelo Instagram da iniciativa: @preparasalvador.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados