Prefeitura de Salvador antecipa escalonamento da vacinação de idosos contra Covid-19

A Prefeitura vai antecipar o escalonamento da vacinação contra Covid-19 para idosos em Salvador. Sendo assim, durante toda esta quarta-feira (24), serão imunizados os cidadãos com 70 anos completos. Na quinta-feira (25), é a vez dos idosos com 69 anos e, na sexta-feira (26), recebem a primeira dose aqueles com 68 anos. O anúncio foi feito hoje (23) pelo prefeito Bruno Reis, através das redes sociais.

“Diante da decisão do Ministério da Saúde, que autorizou a aplicação de todas as doses que chegaram neste último lote (60 mil doses), vamos conseguir antecipar na cidade o processo de vacinação. Então, a vacinação de idosos de 70 anos, que começaria amanhã à tarde, já será iniciada pela manhã”, declarou o prefeito.

Sendo assim, na parte da manhã, das 8h às 12h, serão atendidas as pessoas nascidas entre 24 de março e setembro de 1950. Já no período da tarde, das 13h às 16h, será a vez dos indivíduos nascidos entre outubro de 1950 e 24 de março de 1951. A aplicação da primeira dose para todos os trabalhadores da saúde estará suspensa.

A imunização para os idosos acontece nos pontos de drive-thru na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula, Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Barradão (Canabrava) e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Faculdade Bahiana de Medicina (Brotas), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros.

Antes de comparecer aos postos, é necessário verificar se o nome está na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Caso contrário, o idoso ou responsável pode fazer o cadastramento no site www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br ou diretamente no 5º Centro de Saúde – se o idoso estiver presente, já recebe a primeira dose no local.

Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde. É preciso observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

A segunda dose dos idosos será aplicada nos mesmos postos voltados para os cidadãos a partir de 70 anos, das 8h às 16h. Neste mesmo horário, a aplicação da segunda dose para os trabalhadores da saúde acontecerá na Unijorge – Campus Paralela (ponto fixo e drive-thru), USF San Martin III (drive-thru) e USF Colinas de Periperi (ponto fixo).

Os idosos que foram imunizados em casa pelo Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital para receber a segunda dose. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Vacina Express – Os idosos com 70 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no endereço vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados