Templos religiosos recebem mobilização de combate à dengue

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma mobilização de combate ao Aedes Aegypti em templos religiosos de Salvador, nesta sexta-feira (19). A inspeção ocorreu esta manhã no centenário Ilê Axé Opó Afonjá, no bairro de São Gonçalo do Retiro, e ontem no terreiro de Gantois, patrimônio histórico e etnográfico do Brasil, situado no bairro da Federação.

Nesses locais, os agentes de controle de endemias dão uma atenção especial às calhas, observando se há algum tipo de obstrução, além dos depósitos de lixo, potes de barro e vasilhames. Os profissionais também orientam os moradores e líderes religiosos sobre as medidas de combate ao mosquito e de prevenção das arboviroses (dengue, zika vírus e chikungunya).

“Esta é uma semana muito importante, período em que intensificamos os nossos trabalhos de combate, eliminação e tratamento de focos do mosquito em alguns pontos. É imprescindível também que toda a população trabalhe conosco, inspecionando os seus lares, inspecionando os quintais e eliminando possíveis focos do mosquito para que ele não se propague”, conta o supervisor de equipe e agente de combate a endemias, Roberto Costa.

Objetivo – Cerca de mil agentes estão nas ruas diariamente, distribuídos em 180 equipes, atuando com o apoio de 36 colaboradores de outras secretarias. A mobilização faz parte da Operação Dengue 2021, lançada ontem pela Prefeitura com o objetivo de impedir o avanço das arboviroses causadas pelo mosquito da dengue. O lançamento ocorreu estrategicamente no mês de março, que historicamente tem um aumento do número de ocorrências.

Ontem, além da visita ao terreiro de Gantois, os agentes fizeram uma inspeção na Colônia de Pescadores Z1, no Rio Vermelho. No local, foram encontrados vários focos larvários, principalmente na água da chuva acumulada nos barcos.

Cronograma – Na próxima semana, dias 25 e 26 de março, as praças públicas, bocas de lobo e instituições de saúde, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e clínicas, serão vistoriadas. As denúncias de possíveis focos do mosquito podem ser feitas através do Fala Salvador, no telefone 156, aplicativo Fala Salvador Cidadão ou pelo site www. falasalvador. ba. gov. br .

Como parte da estratégia para eliminar focos do Aedes aegypti, a Prefeitura também aplicará larvicidas em imóveis abandonados e vai instalar ovitrampas – armadilhas para capturar os ovos do mosquito – nos Distritos Sanitários do Centro Histórico, Barra/Rio Vermelho e Itapuã.

Investimento – A Operação Dengue 2021 tem investimento municipal de R$2,5 milhões. Dentre os equipamentos utilizados estão pulverizador costal de compressão prévia para inseticidas, de proteção individual (EPIs) para as equipes de saúde, capas para reservatórios de água, botas de segurança para UBV e FOG, respirador facial e filtros, além de insumos como larvicida, inseticida e óleo mineral.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados