Picos de fortes chuvas atingiram quatro regiões da cidade na manhã desta sexta-feira (19)

Como previsto no Boletim Meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a capital teve picos de chuva forte na manhã desta sexta-feira (19). No período das 10h, as chuvas foram intensificadas gerando um acumulado nas regiões de Periperi (42 ml), Valéria (40,6 ml), Palestina (38,8 ml) e Mirantes de Periperi (35,8 ml).

De acordo com o meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento, a formação de um cavado (sistema de baixa pressão) sobre a parte norte da capital favoreceu a ocorrência das chuvas, intercaladas com períodos de melhoria.

Um muro de blocos cerâmicos, construído por particular de forma irregular, desabou parcialmente atingindo imóvel inferior e deixando imóvel acima em risco, bem como uma via de pedestres na comunidade do Mamede, no Alto da Terezinha. Não houve vítimas.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) foram acionadas para, respectivamente, executar a demolição dos remanescentes do muro, a limpeza do material deslizado e colocação de lona. A equipe da Codesal recomendou a evacuação até que o risco seja sanado.

Até às 13h22 desta sexta-feira, a Codesal recebeu 17 ocorrências. Foram quatro ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, nove ameaças de deslizamento, um deslizamento de terra, um desabamento de imóvel e uma infiltração.

A Codesal, que integra a categoria dos serviços essências do município, permanece com plantão 24h atendendo as solicitações da população pelo telefone gratuito 199.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados