Ireuda Silva comemora resultado do Simm Mulher, que fez mais de 1 mil encaminhamentos para vagas de emprego

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) comemorou o fato de o Simm Mulher ter encaminhado mais de 1 mil mulheres para vagas de emprego em Salvador. O serviço foi implantado no ano passado, após projeto da republicana, e atualmente está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Ao todo, foram 1.074 mulheres direcionadas para vagas no mercado de trabalho.

“O Simm Mulher foi implantado em plena pandemia, há poucos meses, e mesmo diante das dificuldades já conseguiu melhorar as condições de vida de mais de 1 mil mulheres. Esse dado nos deixa extremamente felizes e confiantes na nossa missão de representantes das necessidades do povo”, diz Ireuda.

Dados do ano passado mostram que o desemprego entre mulheres é o maior em 15 anos na Região Metropolitana de Salvador. De 2017 para 2018, 32 mil mulheres ficaram desempregadas, um aumento de 13%.

Como se não bastasse, a vulnerabilidade das mulheres negras ao desemprego é 50% maior. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a cada 1 ponto percentual a mais na taxa de desemprego, as mulheres negras sofrem, em média, aumento de 1,5 ponto percentual. Por outro lado, elas têm mostrado um grande potencial para contornar as dificuldades: na última década, o volume de mulheres à frente dos pequenos negócios cresceu 18%, enquanto que o dos homens teve um aumento de apenas 8%, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados