Artigo – Estado e municípios lutam juntos no momento mais difícil da saúde pública do país*

O Governo da Bahia, em parceria com os municípios, tem feito todos os esforços para manter e ampliar o atendimento hospitalar a pacientes com quadros respiratórios graves, como consequência da Covid-19.

Leitos clínicos e leitos de UTI, assim como um novo modelo de atendimento, denominado Unidade de Assistência Respiratória, estão sendo montados em unidades hospitalares por todo o estado. Em parceria com os municípios, novos leitos de UTI também estão sendo abertos.

Todos esses esforços estão permitindo que a população continue a ser atendida nos pronto-atendimentos e nos hospitais, ainda que o tempo de espera tenha aumentado significativamente ao longo da última semana.

Toda a estrutura montada, que inclui mais de mil leitos de UTI dedicados, está a operar e continuará a operar, mesmo que sob elevada pressão. Ainda há leitos sendo abertos na capital e no interior, o que inclui mais 50 leitos de UTI na Arena Fonte Nova, 100 leitos de UTI e 120 leitos de Unidade de Assistência Respiratória (UAR) no Hospital Metropolitano e 100 leitos de UAR no Hospital Riverside, além de dezenas de outros leitos de UTI no interior.

O Governo da Bahia, através da Sesab, reitera que a situação da saúde pública do país, como é da ciência de todos, é muito grave. Entretanto, as ações implementadas na Bahia para o enfrentamento desta segunda onda estão surtindo efeito e deverão permitir ao estado atravessar esse difícil e delicado momento, com a colaboração de todos.
*Fábio Vilas-Boas
Secretário Estadual da Saúde

Categorias: Destaque,Coluna

Comentários estão fechados