Operação em Piatã conscientiza população sobre adoção de animais

Para conscientizar a população sobre a importância da adoção de pets desabrigados, em especial de cães e gatos, a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando uma ação educativa em Piatã sobre o tema. A iniciativa está sendo realizada no estacionamento Zona Azul, em frente ao bar Siri Cascudo – mesmo local onde o Castramóvel está temporariamente instalado.

A campanha busca promover reflexão sobre como pode ser rica a experiência da adoção de animais para os tutores e reforçar os benefícios para ambos. Na ocasião estão sendo distribuídos também folhetos informativos com dicas sobre saúde animal, lazer, higiene e alimentação para os possíveis tutores.

Paralelo à campanha, também está sendo realizada uma ação para coibir o abandono animal. Na região há uma colônia de gatos e a incidência de abandono é alta – em média, 30 gatos são abandonados semanalmente apenas nesta região, como afirmou a diretora da Dipa, Tainara Ferreira.

“Estamos conscientizando toda a população, sobretudo porque isso é crime. Se porventura ocorrer o abandono, as viaturas da polícia estarão lá para fazer valer a lei. A colônia precisa ser desconstruída, os animais não devem estar neste espaço. O lugar deles é em um lar, sendo tratados com cuidado, amor e a dignidade que eles merecem”, destacou.

A operação ocorrerá até o próximo domingo (14) em parceria com a Guarda Civil (GCM) e Polícia Militar (PM-BA), através da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar. A mobilização está sendo efetuada 24 horas para monitorar possíveis casos de abandono na região.

Os abandonos, explicou a diretora, também cresceram durante este ano difícil de pandemia ocasionada pelo coronavírus. “Não podemos esquecer que também é um reflexo da Covid-19. Muitas pessoas adotaram animais durante este período de isolamento social, mas nem todo mundo tinha consciência da responsabilidade que é a adoção. Esta é uma problemática crescente”, completou.

O abandono de animais é uma prática considerada crime no país (leis federais 9.605/98 e 14.064/20). Tanto o abandono quanto os maus-tratos podem render pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.

Como acolher – Quem desejar adotar um dos gatinhos que residem na colônia de Piatã deve entrar em contato com a Dipa através do perfil @diretoriaanimalsalvador no Instagram. Além de estarem com a vacina antirrábica em dia, a maioria dos animais disponíveis já são castrados.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados