SPMJ lança campanha para resgatar autoestima de mulheres soteropolitanas

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (8), a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) lançou a campanha AutoEstima Salvador, com um conjunto de ações para fortalecer e restabelecer a autoestima das mulheres soteropolitanas. Serão cinco semanas de atividades virtuais, com tutoriais, cursos, oficinas, material informativo e depoimentos, disponibilizados no Instagram e Facebook da SPMJ.

O lançamento oficial aconteceu durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Salvador, organizada pela vereadora Ireuda Silva, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Assistência Social. Estiveram presentes a secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo; a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; da promotora Sara Gama, do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do MP-BA; e da major Tereza Raquel, que comanda a Ronda Maria da Penha, além de vereadoras da atual legislatura.

A secretária da SPMJ disse que o dia de hoje é de grande reflexão e destacou a desigualdade que as mulheres ainda sofrem. “Diante de um panorama tão negativo, a gente vê surgindo ações de empreendedorismo. As nossas mulheres são de luta e resilientes, não está fácil e a gente precisa se unir, trabalhar em prol delas que estão nos estendendo a mão e pedindo socorro”, afirmou.

Fernanda declarou, ainda, se sentir honrada por fazer parte da gestão. “Isso mostra que a mulher tem capacidade de gerir e participar ativamente de decisões do governo”.

A vice-prefeita Ana Paula salientou que existe hoje uma obrigação de se fazer uma reparação histórica às mulheres, combatendo o racismo e o machismo estrutural e, também, dando a elas a oportunidade de desenvolver talentos através de capacitação. Ela afirmou, ainda, que muitas políticas já implementadas pela Prefeitura vêm de ideias das vereadoras e que existe um papel de escuta da construção e prática de aplicação dos projetos de lei, que são transformados em realidade.

“Nós precisamos fortalecer a resiliência e o respeito, e toda questão de buscar juntos uma condição de fazer de fato, ouvir essa voz tão ressonante num momento de tanto medo, de tanta dor com impactos sociais e econômicos. A gente tem no plano de governo uma busca por essa Salvador delas, com empreendedorismo, qualificação profissional e rede de apoio contra a violência”, completou.

Programação – Dentro da programação, será disponibilizada uma seleção de vídeos da ação “Fortalecendo Mulheres”, uma parceria da SPMJ com a Câmara Municipal do Salvador. Os vídeos terão duração de até 45 segundos e mensagens de vereadoras para mulheres de Salvador, abordando temas como a importância de ser mulher e ocupar espaços dentro da cidade. O cronograma conta também com a participação do Simm Mulher, que fará divulgação de vagas de emprego nas redes sociais da SMPJ, durante todo o mês.

A iniciativa envolve, ainda, a veiculação de depoimentos em vídeo de alunas dos projetos do órgão, como o SPMJ Gourmet, Marias na Construção e Beleza Pura. No bate-papo, as participantes vão contar suas experiências e falar sobre como os cursos contribuíram para o fortalecimento da autonomia, autoestima e inserção no mercado de trabalho.

Programação do AutoEstima Salvador

– 9/3: Divulgação de cursos on-line de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

– 10/3: Tutorial de Phaedra Brasil – Autoimagem e moda no ambiente de trabalho – https://www.instagram.com/phaedrabrasil/

– 11/3: Tutorial de Uilma Cunha, aluna egressa do curso de Design de Sobrancelhas, programa Beleza Pura – Automaquiagem para entrevista de emprego – https://www.instagram.com/uillmamakeup/

– 12/3: Tutorial de Maria Brasil – Personal Branding – Construindo sua marca pessoal com propósito – https://www.instagram.com/maribrasil/

– 13/3: Tutorial com a fotógrafa Priscila Marinho – Contribuição da fotografia na autoestima da mulher em tempos de pandemia https://www.instagram.com/priscilamarinhofotografia/

– 14 a 20/3: Cursos on-line do Sebrae, com inscrições no site www. sebrae. com. br . As mulheres poderão acompanhar tutoriais com dicas sobre Marketing Digital: como usar o Instagram para alavancar as vendas e montar uma loja virtual.

– 21 a 27/3: Cursos de ensino à distância gratuitos em parceria com o Senac.

– 29 a 31/3: Vídeo da cantora Ju Moraes com mensagem especial a todas as mulheres baianas, além da divulgação de videoaulas de dança e defesa pessoal.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados