Mutirão zera fila de espera por consultas e exames em Salvador

Iniciado em novembro passado, o mutirão de consultas e exames especializados promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ajudou a zerar a fila de espera dos pacientes que aguardavam a realização de procedimentos de média e alta complexidade na capital baiana. Os exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroneuromiografia e cintilografia de ossos que tinham tempo médio de espera de até seis meses, podem agora ser agendados de imediato.

“Nos meses de pico da pandemia, tivemos a redução da oferta por alguns procedimentos eletivos, além de registrar um número significativo de pacientes que deixaram de comparecer às consultas com receio de contágio da Covid-19. Dessa forma, ampliamos a oferta de consultas e exames especializados na capital com o mutirão, tendo em vista zerar as filas de espera e assegurar que os soteropolitanos possam dar segmentos aos tratamentos através da rede SUS”, afirmou o titular da SMS, Leo Prates.

No total, foram investidos mais de R$6,1 milhões para disponibilizar mais de 280 mil novas vagas aos beneficiários SUS do município nos últimos 120 dias. Para ampliar o acesso da população aos exames e consultas, foram habilitadas 28 clínicas para o atendimento de 106 tipos de procedimentos em diferentes especialidades.

Continuidade – O acesso às vagas foi disponibilizado através das clínicas contratualizadas que entraram em contato com os pacientes cadastrados na fila de espera para agendar o dia e horário dos procedimentos. A pasta dará sequência à mobilização, prorrogando os contratos dos prestadores que ainda têm saldo de oferta dos procedimentos por mais 120 dias.

Neste caso, as prestadoras habilitadas pela Prefeitura seguirão com o contato com os pacientes via telefone para efetuar o agendamento dos procedimentos. Por isso, é importante que o beneficiário esteja com o cadastro atualizado para que o contato seja possível.

“Convocamos mais uma vez aquelas pessoas que ainda não atualizaram o recadastramento do cartão SUS, sobretudo as que estão aguardando a marcação de exames e consultas em nossa rede, que realizem o quanto antes a atualização cadastral por meio do site ou nas unidades básicas de saúde”, explicou a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Daniela Alcântara.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados