Salvador já possui 100 pontos verdes para combater descarte irregular de lixo

O descarte irregular de lixo é um dos principais problemas enfrentados pela população de Salvador que, além de poluir o meio ambiente e de provocar doenças através da proliferação de insetos e roedores, pode causar constrangimento e desavenças na vizinhança. No entanto, entre 2020 e 2021, 98 desses locais foram detectados pelas equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), sendo imediatamente convertidos em pontos verdes, requalificando e proporcionando um ambiente limpo e agradável aos cidadãos.

A ação transforma os locais de entulhos urbanos em jardins e áreas de convivência em contato com a natureza, além de possibilitar a conscientização dos moradores. O trabalho é desenvolvido com total participação da comunidade, que se engaja no projeto fornecendo mão de obra, dicas e doação de mudas de sua preferência para o plantio.

Para a implantação dos pontos verdes, a Limpurb avalia locais onde o descarte irregular de lixo e entulho ocorre com frequência, seja por meio de denúncia via telefone, site ou aplicativo Fala Salvador, ou observação das equipes de campo. Ao ser detectada a situação, a criação do ponto é discutida e, após aprovada, a comunidade é notificada, o local é limpo, mudas são adquiridas e o novo espaço recebe placas de comunicação visual, alertando sobre a proibição do descarte de lixo e da nova função da estrutura.

“Esta ação tem gerado resultados bastante positivos. Durante todo o ano de 2020, mesmo com a ocorrência da pandemia, 78 pontos verdes foram implantados na cidade. Até o momento, nos 45 primeiros dias de 2021, já alcançamos a marca de 20 novos espaços limpos”, ressalta o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Ele considera que a iniciativa é, também, uma importante forma de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. “O descarte irregular de lixo gera acúmulo de resíduos, água, virar focos de dengue, por exemplo. A ação tem o objetivo de ajudar as localidades em que instalamos os pontos. Portanto, é muito importante o apoio da comunidade ao nosso trabalho, para que possamos manter Salvador cada vez mais limpa”, completa o presidente da Limpurb.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados