No Mês da Mulher, Ireuda Silva celebra conquistas e alerta para “femincídio silencioso”

Nesta segunda-feira, 1º de março, entramos oficialmente no Mês da Mulher e nos aproximamos de uma das datas mais significativas do calendário mundial. Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicano), esta é a oportunidade de celebrarmos os diversos direitos conquistados ao longo do último século: a possibilidade de votar, estudar, adentrar o mercado de trabalho, espaços de poder e liderança. Agora, a missão é lutar para que esses direitos sejam ampliados, ao mesmo tempo combatendo a violência e o machismo.

Neste mês, Ireuda e o colegiado que preside lançam a campanha “Maria, salvem suas vidas!”, com o objetivo de alertar para o feminicídio, que cresceu 2% no ano de 2020. Para além do assassinato cometido pelos companheiros, a republicana alerta para um tipo de feminicídio que ocorre de maneira mais lenta e silenciosa: pesquisas mostram que grande parcela das vítimas de violência doméstica desenvolve problemas psicológicos e emocionais, como depressão e ansiedade, levando, por exemplo, ao suicídio.

Segundo o Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, a violência doméstica é a principal causa de quadros depressivos e de suicídio entre as mulheres. Outra pesquisa mostra que a violência doméstica e o estupro são a sexta causa de morte ou incapacidade física em mulheres de 15 a 44 anos, mais do que câncer, acidente ou guerra.

“Além disso, as mulheres imersas nesse contexto tóxico também podem desenvolver comportamento agressivo, alimentando um círculo vicioso de violência cujo desfecho é quase sempre trágico para elas”, diz Ireuda. “Há um feminicídio silencioso em curso para o qual precisamos olhar e pensar políticas que vão além da punição aos agressores. É preciso cuidar das vítimas”, acrescenta a republicana.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados