Em homenagem a Cira do Acarajé, vereadora Cris Correia solicita busto da baiana de acarajé no bairro de Itapuã

Em memória de uma das maiores quituteiras de Salvador, Jaciara de Jesus, mais conhecida como Cira do Acarajé, a vereadora Cris Correia (PSDB) apresentou projeto de indicação solicitando ao prefeito Bruno Reis a instalação de um busto da baiana no bairro de Itapuã. A indicação da parlamentar parte de uma necessidade de ressaltar a importância que Cira tem para os moradores do bairro e sobretudo, para a cultura baiana.

“Cira é um ícone de Salvador, uma grande referência. Cira nos deixou fisicamente, mas vive na memória dos baianos e dos moradores do bairro de Itapuã, a sua casa. Deve ser homenageada e lembrada sempre, não só pelo seu tempero mas, sobretudo, pela sua história, pela garra. Foi uma mulher guerreira, mãe e empreendedora. De fato, um símbolo.”, ressalta Cris.

História e legado

Há quase 4 meses, Salvador perdia um patrimônio da cultura e gastronomia baiana. Durante 53 anos, Cira esteve à frente do seu tabuleiro em Itapuã, mas, durante essa história de trabalho e superação, o instinto empreendedor fez com que o seu nome virasse uma marca e expandisse para outros bairros da capital baiana, chegando a gerar 35 empregos diretos nos seus pontos de trabalho.

Quem via Cira sempre alegre e imponente, não imaginava o tamanho esforço e dificuldades que teve que passar ao longo da sua vida. A cozinheira perdeu sua mãe aos 17 anos e desde então assumiu a responsabilidade de cuidar de quatro irmãos mais novos.

Foi na dor que a vida da vencedora por 16 vezes do melhor Acarajé de Salvador mudou completamente. Através do trabalho pesado, dos sacos de feijão carregados na cabeça, da força dos braços valentes e do amor no preparo de cada acarajé e demais quitutes que Jaciara construiu um símbolo de identidade da gastronomia baiana, da culinária africana e afro-brasileira.

Cira do Acarajé faleceu no dia 4 de dezembro de 2020, aos 69 anos, com problemas renais. Sua morte foi sentida por toda cidade de Salvador e da Bahia, sendo homenageada por várias personalidades tanto no âmbito cultural quanto político.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados