Pulo do Gato ajuda alunos da educação de jovens e adultos a obter certificado

Diariamente, atividades, avaliações e aulas dinâmicas são postadas na internet para alunos da rede municipal de ensino e demais interessados em realizar o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). O conteúdo faz parte do Pulo do Gato, um projeto da Gerência Regional de Ensino (GRE) de Cajazeiras, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Smed). O objetivo é aprimorar a aprendizagem dos alunos, em especial daqueles que estão cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas, iniciadas na semana passada, são postadas diariamente no canal do projeto no YouTube, a partir das 18h, para que todos os alunos inscritos tenham acesso e possam participar. Além das aulas, professores da rede municipal e voluntários realizam lives com bate-papos e apresentação de temas atuais e exemplares anteriores do Encceja são disponibilizados para que os alunos possam se preparar melhor para o exame. Um grupo de WhatsApp também é utilizado para a troca de informações e elucidação de dúvidas. As aulas ocorrem até o dia 22 de abril.

Antônio Luiz Neves, de 62 anos, é um dos 100 alunos inscritos para as turmas deste ano e conta que o curso surgiu em sua vida em um momento oportuno, visto que as aulas no Ensino Médio foram suspensas, por conta da pandemia. “O curso tem alavancado a nossa autoestima e somado conhecimento. Em 2019, eu fiz o exame e não consegui a certificação por apenas uma questão na área de Ciências Naturais. Então resolvi fazer o curso para melhorar e tentar novamente. Estou gostando muito, a equipe que a gente tem no Pulo do Gato é nota mil. São professores atenciosos e excelentes”, diz.

Há três anos, o montador de móveis Marcelo Lopes, 41 anos, cursou as aulas do projeto Pulo do Gato e complementou o aprendizado com outras videoaulas disponíveis no YouTube. No mesmo ano, ele conseguiu atingir a nota necessária no Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

“As aulas me ajudaram bastante. Os professores são muito bons e estão sempre dispostos a tirar dúvidas. No dia da prova, eu fiquei só um pouco preocupado com a redação, mas, por sinal, foi uma área em que eu me saí muito bem. Eu cheguei a passar em uma faculdade de enfermagem, mas não pude cursar por questões financeiras”, conta.

Objetivo – O projeto foi criado em 2016 e já teve 633 inscritos ao longo desses seis anos. A gerente regional de Cajazeiras, Adenildes Teles, conta que, à época, sentiu a necessidade de que os alunos, mesmo aqueles que estavam matriculados regularmente, tivessem um apoio extra de forma intensiva e que abordasse os conteúdos específicos do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja).

“O Pulo do Gato oportuniza uma aceleração nesse processo educacional. Muitas vezes, o adulto e o idoso não têm mais o tempo que a criança e o adolescente têm. E esse público tem uma necessidade de qualificação profissional para trabalhar. Então, é uma oportunidade para essas pessoas que, por algum motivo, não puderam estudar no tempo certo”, afirma Adenildes.

Por meio de uma parceria com a Prefeitura-Bairro de Cajazeiras, as aulas eram disponibilizadas de maneira presencial. Atualmente, por conta da pandemia, o conteúdo precisou ser adaptado para o meio digital. O projeto é voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas também está disponível para funcionários das escolas que não concluíram o ensino fundamental e médio, ex-alunos, moradores da região e demais interessados.

Certificação – O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Médio.

Dentre os requisitos exigidos para o exame estão a idade mínima de 15 anos para quem ainda não concluiu o Ensino Fundamental e de 18 anos ou mais para quem ainda não concluiu o Ensino Médio. Além disso, é preciso alcançar a nota mínima pré-estabelecida para cada área de conhecimento do exame.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados