Salvador: Jornada Pedagógica 2021 terá solenidade virtual nesta quinta (18)

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza, até sexta-feira (19), a Jornada Pedagógica – evento que faz parte do calendário permanente da Rede Municipal e marca a abertura do ano letivo, cujas aulas remotas se iniciam na segunda-feira (22).

Nesta quinta (18), às 9h, será realizada uma solenidade especial com a participação do prefeito Bruno Reis, do secretário da Smed, Marcelo Oliveira, e de representantes do Fórum de Gestores, do Conselho Municipal da Educação, das Gerências Regionais de Educação (GREs), entre outros.

O evento terá, ainda, a participação do roteirista e professor João Alegria, diretor de Educação da Fundação Roberto Marinho, que falará sobre “Desafios e alternativas para o uso do audiovisual, tecnologias e o ensino híbrido na escola pública”. Também estará presente o geógrafo Celso Antunes, especialista em Inteligência e Cognição, mestre em Ciências Humanas (USP) e membro fundador da entidade Todos pela Educação, que vai fazer uma palestra sobre “Novas maneiras de ensinar, novas maneiras de aprender”.

Em razão das medidas sanitárias para evitar a propagação da Covid-19, neste ano, esse momento será virtual, pelo canal da Smed no YouTube e é aberto a todos os integrantes da Rede Municipal de Educação – professores, gestores, coordenadores e técnicos. “A Jornada Pedagógica proporciona tanto o acolhimento, quanto promove a reflexão e o envolvimento de todos nesse grande propósito que é a educação pública”, ressalta o secretário Marcelo Oliveira.

Desafios – Com o tema “Educação e seus desafios: ressignificação das estratégias de ensino e aprendizagem”, a Jornada Pedagógica 2021 começou nesta quarta-feira (17), com o planejamento focal nas unidades escolares. Um dos assuntos tratados é o continuum curricular 2020/2021 – um plano pedagógico emergencial, construído de forma colaborativa pela Smed, que contempla a recuperação do conteúdo de 2020 e o cumprimento do currículo de 2021.

“Neste ano temos o grande desafio de fazer o ensino público da Nossa Rede acontecer, inicialmente de maneira remota, até a autorização da volta às aulas presenciais. É urgente que nossos alunos sejam atendidos nos processos de ensino/aprendizagem e isso exige o compromisso de cada pessoa que atua na educação municipal”, pontua o titular da Smed.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados