Bahia registra oito doações de córnea nas últimas 48 horas

A Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos do Estado contabilizou um total de oito doações de córnea nas últimas 48 horas, resultado da solidariedade e do empenho dos profissionais de saúde. Dessas doações, seis ocorreram em Salvador, nos hospitais da Mulher, Ernesto Simões Filho, Irmã Dulce, Professor Edgar Santos (Hospital das Clínicas) e na UPA dos Barris, e as demais em Santo Antônio de Jesus, no Hospital Regional, e em Teixeira de Freitas.

A coordenadora da Central de Órgãos, Carolina Sodré, explica que a doação de córnea não altera o rosto do doador, é rápida, precisa e realizada por profissionais treinados pelo Banco de Olhos da Bahia. “Seja Doador. Avise sua família porque daqui só se leva o amor”, enfatiza a coordenadora, acrescentando que cada doação de córnea possibilita que duas pessoas que aguardam na fila para transplante voltem a enxergar.

Atualmente, na Bahia, 789 pessoas aguardam na fila de espera por um transplante de córnea na Bahia. Esse ano, até agora, foram registradas 17 doações de múltiplos órgãos, enquanto 16 pessoas esperam por um transplante de fígado e 861 por um transplante de rim.

Carolina Sodré esclarece que todo o processo de transplante é coberto pelo Sistema Único de Saúde, e que o procedimento é um dos maiores avanços de tratamento já descoberto pela medicina, “porém é um procedimento que depende diretamente da população. É preciso haver doador, por isso é muito importante que toda a população converse sobre o assunto, esclareça suas possíveis dúvidas e declare o seu desejo de ser um doador para a família”. Para ser um doador não é necessário deixar o desejo por escrito, no momento correto a família é que tem o poder de decidir e autorizar a doação.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados