Livro milenar ensina sobre a boa convivência com o próximo

Há centenas de anos, Epicteto ensinava sobre aceitação, felicidade e tolerância em 53 discursos atemporais trazidos na obra “Manual de Epicteto”, da Editora Edipro

Imagina encontrar ensinamentos sobre tolerância, coragem, justiça, simplicidade, benevolência, discrição, paciência, boa convivência e autoaceitação em apenas uma obra? Poucas personalidades da humanidade deixaram um legado tão rico como o escravo e um dos maiores sábios da antiguidade: Epicteto. O Manual de Epicteto (Editora Edipro) traz preceitos básicos de boa convivência com questões atemporais sobre o comportamento humano e o reflexo na tão sonhada felicidade.

“Se queres progredir, abandona reflexões do tipo ‘Se negligencio nos meus negócios, não terei como me sustentar’; ‘se não castigo meu pequeno escravo, ele será uma pessoa má’. Com efeito, é melhor morrer de fome livre do sofrimento e do medo, do que viver na abundância com a alma perturbada”. (Manual de Epicteto, p. 27)

Epicteto, apesar de escravo, exerceu grande influência nos círculos intelectuais do Império Romano e as lições deste manual influenciaram até mesmo nas decisões e nos pensamentos do imperador Marco Aurélio. Para o filósofo, a comunhão harmoniosa com a natureza e uma aceitação tranquila de tudo o que ocorre e atinge a existência humana, ainda que desafiador, é a fórmula da felicidade.

Manual de Epicteto reúne 53 aforismos que foram apresentadas, de forma sucinta, e compiladas pelo discípulo Flávio Arriano de seus discursos e aulas no início do século II. Trata-se de uma síntese de uma obra muito maior composta por oito livros, dos quais quatro sobreviveram ao longo dos séculos.

Em versão bilíngue (grego-português) traduzida e revisada por Edson Bini, a obra também é ideal para quem deseja aprimorar os estudos do autoconhecimento, da filosofia e do grego clássico. Vale lembrar que está é uma das obras mais importantes do estoicismo, uma das mais importantes correntes filosóficas da antiguidade. A obra se une a outras representantes do estoicismo no catálogo da Edipro, como Meditações, de Marco Aurélio, e Sobre a brevidade da vida, de Sêneca.

Ficha técnica
Livro: Manual do Epicteto
Autor: Epicteto de Hierápolis
Editora: Edipro
Assunto: Filosofia
ISBN: 9786556600338
Edição: 1ª edição, 2021
Formato: 21×14 cm
Número de páginas: 96
Preço: R$ 29,90
Link de venda: https://amzn.to/3tuKEGC

Sobre o autor: Epicteto de Hierápolis nasceu na Frígia, na condição de escravo, mas desde a juventude praticou algumas das virtudes que viriam a se tornar o fio condutor de sua ética filosófica, como a tolerância, a paciência e a fortaleza. Depois de liberto, conheceu a filosofia estoica e veio a representar, com Sêneca e Marco Aurélio, a terceira fase do estoicismo. Seu estilo de vida simples e sóbrio atraiu um incontável número de discípulos. Dentre eles, Flávio Arriano, que viria a transcrever e compilar seus ensinamentos orais, posteriormente publicados como o Manual que temos em mãos. Epicteto não constituiu família nem deixou descendentes, mas legou à humanidade sua filosofia sobre a arte do bem viver.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados