Mudança do Garcia virtual: Fórum em Defesa da Petrobrás lança nesta segunda (15) movimento na Bahia contra privatização de estatais brasileiras

Objetivo do encontro, que terá apresentações musicais, pretende unir uma frente em defesa à refinaria Landulpho Alves, Correios, Serpro, Eletrobras e bancos públicos

A Mudança do Garcia este ano não vai preencher as ruas do centro da cidade com seu tom de protesto, no entanto, entidades que todo ano marcam presença pretendem se reunir nas plataformas digitais para dar continuidade à tradição que há anos leva para o Carnaval de Salvador as pautas dos movimentos sociais, o debate político brasileiro e o brado pela democracia.

Com o objetivo discutir estratégias contra os ataques ao patrimônio nacional, o Fórum Em Defesa da Petrobras, composto pela Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET-BA), Associação dos Aposentados da Petrobrás (ASTAPE-BA) e a Associação dos Anistiados Políticos da Petrobrás (Abraspet), vai realizar nesta segunda-feira (15) a Live “Em Defesa das Estatais”, às 15 horas. A transmissão ocorrerá pelo canal do Youtube da AEPET-BA.

Na ocasião, será lançado pelo Fórum o movimento ‘A Bahia em Defesa das Estatais’, que tem como objetivo criar uma organização regional de resistência às ameaças de privatização de empresas consideradas patrimônio nacional tais como: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Correios, Eletrobrás.

“O anúncio da venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em Mataripe, clama que – a despeito da pandemia – nos levantemos em defesa da Petrobrás, dos bancos públicos, dos Correios, do Serpro, da Eletrobrás e de tudo que o sangue e suor de nossa gente construiu para si e para as gerações futuras”, afirma a o presidente da AEPET, Marcos André dos Santos.

Para isso, foram convidados representantes dos sindicatos, centrais sindicais, parlamentares, partidos políticos, movimentos populares e sociais, estudantis, MST apenas para citar alguns.

Para animar os foliões virtuais foram convidados: a banda musical Orquestra Itinerante Etâ Salvador (OIES) e a cantora Marcia Vaquer (Rouxinol). A OIES, que mistura música erudita com ritmos do AXE, fará intervenções musicais com a participação de dançarinos. Já Marcia escolheu apresentar sambas tradicionais no evento online.

Atividades – O Fórum dará continuidade, após a mudança do Garcia virtual, a uma série de atividades. Na quarta-feira (17) haverá uma plenária com os movimentos populares e sociais e no sábado (19), um ato público em defesa das estatais, Iguatemi e carreata até a Refinaria Landulpho Alves, em Mataripe.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados