Dia Mundial do Rádio: Audiência cresce 38% pela internet

Apesar de morte declarada há anos, rádio continua, se transforma e evolui

Quem ainda acha que rádio é coisa do passado ou de velho pode não perceber a importância desse meio de comunicação. No primeiro trimestre de 2020, segundo o estudo Inside Radio, a audiência do rádio na internet aumentou em 38% se comparado ao ano anterior, bem longe de acabar, como muito se proclamou.

O Dia Mundial do Rádio foi criado pela UNESCO em 13 de fevereiro de 1946. Segundo a própria organização, esse meio de comunicação ainda é o mais popular.

Uma de suas evoluções, o segmento podcast, viu um crescimento de 240% na produção de conteúdo em 2020 relativo ao ano anterior, segundo pesquisa feita pelo Spotify. No último trimestre de 2019, por exemplo, o serviço de streaming teve um aumento de 200% de ouvintes em suas produções.

A produção tem surgido de todos os lugares: programas de TV, emissoras de rádio, portais de notícias e até mesmo escolas. Isso porque muitas pessoas passaram a se informar e estudar através de podcasts.

No aprendizado de um idioma, por exemplo, esse mecanismo pode trazer grandes benefícios, como treinar a compreensão enquanto aprende-se algo novo. O aplicativo de idiomas Babbel, que é considerada uma das empresas de educação mais inovadoras do mundo, já teve mais de 2 milhões de downloads de seus podcasts sobre a língua inglesa, espanhola, italiana e francesa.

“Com os podcasts no aplicativo, estamos reagindo ao feedback sobre duas das principais necessidades dos usuários: treinar a escuta em preparação para conversações da vida real e oferecer flexibilidade de aprender um novo idioma enquanto são realizadas outras atividades. Além de garantirmos o melhor conteúdo linguístico possível, criamos situações virtuais divertidas, mas que também trazem informações culturais e históricas de outros países. Assim, estabelecemos uma conexão mais profunda entre a língua e o estudante para que ele entenda não só o idioma, mas um novo ambiente sociocultural”, comenta Geoff Stead, Chief Product Officer da Babbel.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados