Vacina Express possibilita que idosos sejam imunizados em casa

Desde o início da nova etapa da primeira fase de imunização contra o novo coronavírus em Salvador, que inclui 7,8 mil idosos a partir dos 90 anos de idade, a Prefeitura implantou a vacinação em domicílio deste grupo. Denominado de Vacina Express, o esquema compreende preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção.

Logo pela manhã, as equipes volantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começam a ir às casas dos cidadãos e são sempre recebidos com simpatia e sorriso no rosto. Foi o que aconteceu na casa de dona Antuzia Araújo, de 96 anos. Nesta quinta-feira (4), ao perceber a chegada da equipe de estratégia Saúde da Família, abriu um sorriso, convidando a enfermeira-chefe para sentar ao seu lado durante a imunização.

Moradora de Periperi, dona Antuzia sofreu um AVC há cinco anos, o que fez com que ela precisasse de ajuda para se locomover. A filha, Mônica, foi quem recebeu os agentes da SMS, e confessou estar aliviada em ver a mãe ser vacinada. “Tem muita gente na casa indo pra rua, ficamos preocupados com ela, vai ser bom ter essa prevenção”, disse.

Atuando na vacinação na região do Subúrbio Ferroviário, a enfermeira na Estratégia Saúde da Família (ESF), Susy Bessa, afirmou que a sua equipe tem imunizado aproximadamente dez idosos por dia. A rotina começa na Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi), na Vasco da Gama, onde ocorre a distribuição de vacinas, e de lá eles seguem para as residências.

Já no local, é feita a conferência de documentos e, também, uma pequena triagem para verificar se o ancião está apto para ser imunizado. “As famílias nos recebem muito bem no domicílio. A Saúde está unindo forças para imunizarmos cada vez mais pacientes”.

Solicitação – A solicitação pode ser feita pelo site www. vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br . As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 agendamentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades.

Demais pontos – Além da Vacina Express, os idosos também são podem ser imunizados em dois pontos drive-thru, situados no Complexo de Saúde Clementino Fraga (5º Centro), nos Barris, e no Atakadão de Fazenda Coutos. Presencialmente, a vacina também está sendo aplicada na Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma e no 5º Centro.

Antes de ir aos postos, é necessário que o idoso ou responsável verifique se o nome está na lista no site www. saude. salvador. ba. gov. br. Se não tiver, o cadastramento pode ser feito no 5º Centro pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.

Cronograma – A vacinação de idosos a partir de 90 anos prossegue nesta sexta-feira (5), para os cidadãos com 92 anos; no sábado (6), para pessoas com 91 anos; e no domingo (7), para os cidadãos com 90 anos. Se o idoso estiver neste momento apresentando qualquer doença aguda, deve postergar o uso da vacina e consultar seu médico para ser liberado para imunização.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados