Artigo: o tipo de traição no relacionamento do qual você realmente deve estar ciente

Leia esse artigo e aprenda a ver o que fazer nessa situação

Quando pensamos em traição em um relacionamento, normalmente é uma situação ousada, quase cinematográfica – um caso, uma noite no calor de uma briga, talvez até saindo no meio da noite. Mas a verdade é que muitas traições são muito mais sutis – e geralmente são tudo menos sexuais. Claro, há a traição quando você corre para os braços de outra pessoa, mas há também a traição mais pedestre do dia-a-dia que acontece quando você se afasta do seu relacionamento e do seu parceiro emocionalmente ao longo do tempo.

Nos casos de relacionamentos mais antigos, não é incomum a mulher descobrir que o seu marido se tornou model fatal, de uma ou mais meninas mais novas. Um verdadeiro golpe na autoestima delas.

E é importante entender todas essas diferentes traições, porque mesmo as formas mais aparentemente inocentes ainda podem devorar o seu relacionamento. Aqui está o que você deve procurar.

Infidelidade não física

Nem toda infidelidade em um relacionamento é física. Existem muitos comportamentos que passam facilmente pelo padrão de infidelidade que não envolvem nenhum toque – na verdade, a infidelidade não tem nada a ver com atração sexual ou mesmo com outra pessoa.

A infidelidade financeira é uma das principais formas de traição que não se fala o suficiente. Embora seja saudável ter alguma independência financeira – e você não sinta a necessidade de contar ao seu parceiro toda vez que comprar uma camiseta ou um café – um comportamento financeiro mais secreto pode ser incrivelmente preocupante.

Especialmente se esses segredos envolverem dívidas ou gastos que afetam a segurança financeira ou o crédito do seu parceiro, é uma quebra de confiança que simplesmente não está bem.

Outra forma de infidelidade não física, que se assemelha à infidelidade tradicional, é a traição emocional. Desenvolver uma dependência emocional de outra pessoa, especialmente quando isso substitui sua conexão emocional com seu parceiro, pode ser tão destrutivo para a traição quanto trair. Mas, novamente, ter amizades é saudável – e às vezes é difícil discernir a linha entre amizades inocentes e infidelidade emocional.

Normalmente, se você se sente atraído pela pessoa, se imagina tendo um caso com ela ou descobre que a conexão está causando um impacto negativo no seu relacionamento, você saberá que está lidando com um caso emocional e não com uma amizade inócua.

Outras formas de traição

Existem outras formas de traição que podem não atingir o nível de infidelidade, mas certamente podem influenciar seu relacionamento. Alguns deles são deliberados, enquanto alguns deles você pode nem perceber que está fazendo. Mas você precisa estar atento ao desrespeito ao seu parceiro, porque essas pequenas traições têm o poder de corroer seu relacionamento ao longo do tempo.

Uma dessas maneiras pode ser a divulgação de informações pessoais sobre seu parceiro – especificamente informações que eles não gostariam que outros soubessem. Esse é um equilíbrio difícil, porque, por um lado, você tem todo o direito de conversar com seus amigos, desabafar e obter conselhos. Mas se é algo tão profundo e pessoal para o seu parceiro que você sabe que ele nunca iria querer que mais alguém soubesse, é algo que você deve manter perto do peito.

Uma das posições mais difíceis em que você pode se posicionar é gerenciar seu relacionamento com os amigos e a família de seu parceiro – essa é uma área em que você pode acabar se envolvendo na traição sem nenhuma intenção maliciosa, mas porque se sente preso. Por exemplo, se você sabe que seu parceiro tem um relacionamento difícil com a mãe, mas a mãe tenta conquistá-lo ou compartilhar informações sobre ele, ou leva você a uma conversa em que ele deseja que você divulgue informações pessoais, talvez seja necessário trabalhar difícil respeitar os limites do seu parceiro.

Outro grupo importante a ter em atenção são as pessoas pelas quais você se sente atraído ou flertando. Divulgar informações privadas sobre seu parceiro ou compartilhar segredos de maneira mais geral também pode ultrapassar os limites, principalmente quando se trata de alguém que você atrai ou sabe que seu parceiro não gosta. De fato, geralmente são os estágios iniciais de um caso emocional.

Traindo todos os acordos

A verdade é que, enquanto algumas traições são universais, todo relacionamento é cheio de acordos individuais que você fez entre si. Alguns deles podem ser explícitos, outros podem ser tácitos, mas em uma parceria, existem acordos e entendimento intermináveis. Portanto, se você concordou em tirar mais tempo do trabalho, mas se recusou, isso é uma traição à confiança. Assim, é tirar proveito do seu parceiro, ser crítico com ele e tornar-se complacente – porque é uma traição aos fundamentos emocionais nos quais um relacionamento é construído. Portanto, esteja ciente de como seu relacionamento sempre foi, de quais dinâmicas não declaradas você criou e certifique-se de respeitar essas expectativas.

A traição raramente é como você vê nos filmes – geralmente é uma lenta desintegração da intimidade e da confiança. Conhecer essas outras formas de traição pode ajudar a proteger seu relacionamento, porque, em última análise, é sobre a confiança que vocês dois construíram.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados