Prefeitura inicia vacinação contra a Covid-19 em ilha de Salvador

O sol ainda aparecia tímido quando as equipes de imunização da Prefeitura se preparavam para uma importante missão nesta quinta-feira (21): vacinar os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 na Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Após a retirada das doses no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama, os vacinadores enfrentaram uma travessia de aproximadamente uma hora de lancha rápida para chegar até a ilha. As doses do imunizante CoronaVac já estavam sendo esperadas com muita expectativa pelos colaboradores do Gripário da localidade.

Inaugurada em agosto passado, a unidade dedicada ao atendimento dos pacientes com síndromes gripais se tornou o equipamento de referência para o acolhimento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas ilhas de Bom Jesus e dos Frades.

Emocionado, o coordenador médico do Gripário, Ricardo Oliveira – primeiro profissional da unidade a ser imunizado – comemorou o momento. “Estávamos todos ansiosos por essa ocasião. Durante toda a pandemia enfrentamos enormes desafios, ficamos distantes dos nossos entes queridos e hoje a vacina nos dá um novo ânimo e esperança de dias melhores”, destacou o médico.

No total, 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, bem como recepcionistas e agentes de higienização, receberão a primeira dose da vacina. Após 14 dias, as equipes retornarão para a unidade para aplicar a dose de reforço e assegurar a proteção completa aos trabalhadores.

“Montamos uma estrutura de logística eficiente para assegurar que as doses possam chegar a todos os indivíduos contemplados pela estratégia nesse momento no município. É um trabalho conjunto que inclui o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que está nos auxiliando na escolta e segurança das equipes”, enfatizou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

Vacinômetro – Até as 13h desta quinta-feira (21), 7.474 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na capital. Desse total, 7.359 foram trabalhadores da saúde.

Esses números estão sendo atualizados e divulgados em tempo real por meio do Vacinômetro, plataforma implantada pela SMS para tornar o processo de compilação dos dados referente à imunização mais dinâmico e transparente.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados