Incêndio atinge uma das fábricas da Serum, instituto indiano de vacina

Um grande incêndio atingiu uma das fábricas da Serum Institute da Índia, maior produtor mundial de vacinas. No entanto, segundo uma fonte próxima à empresa, isso não afetará a produção de vacinas contra o novo coronavírus.

A Serum fabrica a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca, produzidas para a Índia e muitos outros países de baixa e média renda. A empresa também se prepara para produzir uma vacina que está sendo desenvolvida pela empresa Novavax Inc.

O Brasil aguarda o envio de dois milhões de doses pela Índia da vacina de Oxford.

O corpo de bombeiros da cidade indiana de Pune, onde o instituto está localizado, disse à agência Reuters que cinco caminhões de bombeiros foram enviados ao local. Ainda não há informações sobre vítimas ou o que causou o incêndio.

O diretor do instituto afirmou que não houve perda de produção da vacina AstraZeneca após o incêndio no complexo. Ele disse ainda que a empresa tem vários edifícios de produção em reserva para lidar com contigências.

“Gostaria de tranquilizar todos os governos e o público de que não houve perda na produção de #COVISHIELD devido ao fato de termos vários edifícios de produção que mantemos em reserva para lidar com tais contingências no @SerumInstIndia”, escreveu Adar Poonawalla, CEO do Instituto Serum, em sua conta no Twitter.

Segundo a analista da CNN Igor Gadelha, o Palácio do Planalto e o Itamaraty monitoram o incêndio. Eles receberem informações da embaixada do Brasil na Índia de que os insumos para a produção vacinas no Instituto Serum não teriam sido atingidos pelo incidente.

Integrantes do Planalto e do Itamaraty admitem que o incêndio poderá atrasar a exportação para o Brasil dos dois milhões de doses da vacina de Oxford produzidas pelo instituto. Ponderam, contudo, que “ainda é cedo” para cravar essa avaliação.(CNN Brasil) Foto: Reuters

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados