Projeto Nupdec Mirim certifica 15 voluntários

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) certificou, nesta quarta-feira (20/01), 15 crianças que participaram da capacitação para a formação do primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nupdec Mirim) no Arraial do Retiro. Duas crianças, que já haviam frequentado anteriormente o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) realizado na Escola Municipal Paulo Freire, estavam entre os certificados.

O projeto Nupdec Mirim tem como principal objetivo melhorar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales, capacitando os jovens para contribuir com a redução das ocorrências em suas comunidades, uma das prioridades da gestão do prefeito Bruno Reis.

“Vocês agora são nossos parceiros como Agentes Mirins da Defesa Civil”, afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, durante a certificação. Ele destacou ainda que o Nupdec Mirim é um projeto novo, implantado pelo governo do prefeito Bruno Reis e da vice Ana Paula Matos, voltado a gerar proteção às comunidades que mais precisam nos períodos de chuva em Salvador.

“Em função da pandemia e da suspensão das aulas, o projeto Nupdec Mirim surgiu como alternativa ao Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) cuja meta é levar conhecimentos sobre defesa civil aos alunos do curso fundamental da rede pública, tornando-os multiplicadores das ações preventivas da Codesal”, explicou a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Simone Café.

Ela lembrou ainda que foi realizado em 2020 um piloto do projeto na comunidade de Nova Direta do Lobato, em Boa Vista do Lobato, e que serviu de base para sua adoção este ano.

Para Anderson Levi, que integra a Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas e organizou as atividades de capacitação, “a formação desse Nupdec Mirim reforçou o quanto as crianças também podem estar envolvidas nas ações de defesa civil em sua comunidade e comprometidas em fazer dela um lugar mais seguro”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados