Salvador: Prefeitura-Bairro Centro completa sete anos de funcionamento

Neste mês de janeiro, mais precisamente no último dia 12, a Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas completou sete anos de existência. Primeira das dez que foram implantadas em cada uma das regiões administrativas de Salvador, a estrutura foi criada dentro do propósito da Prefeitura de descentralizar os serviços municipais, facilitando o acesso do cidadão.

Localizada no andar térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé – mesmo prédio onde está instalada a sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI) –, o equipamento conta com a colaboração de 23 funcionários. De acordo com o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, esta é uma grande conquista dos cidadãos.

“Dentre as vantagens desse modelo de gestão estão a facilidade de acesso aos serviços municipais, tendo em vista que o cidadão pode procurar a Prefeitura-Bairro mais próxima de onde mora. Além disso, permite uma aproximação maior da população com a gestão municipal. Com a regionalização, é possível conhecer e enfrentar melhor as necessidades e especificidades de cada parte da cidade”, declara Galvão.

Atendimentos – As dez Prefeituras-Bairro, juntas, já somam mais de dez milhões de atendimentos. Desse total, mais de 580 mil foram registradas apenas na unidade Centro – no ano passado, foram quase 23 mil atendimentos.

O serviço mais requisitado é a recarga do Salvador Card, com 4.474 acessos, seguido de marcação de consultas e exames, cartão do SUS, atendimentos do Bolsa Família, cálculo da guia da Previdência Social, Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), dispensação de medicamentos, serviço de biometria, agendamento do programa Primeiro Passo, Balcão de Justiça e Certidões Negativas de Débito.

Pandemia – Durante a fase mais drástica da pandemia do coronavírus, o atendimento precisou ser suspenso, evitando que os locais se tornassem focos de proliferação do vírus, mas as demais atividades não pararam. Em setembro passado, as atividades foram retomadas, das 8h às 17h, respeitando todos os protocolos de combate ao coronavírus.

As Prefeituras-Bairro foram responsáveis pela distribuição de cestas básicas para a população mais carente, além da entrega de máscaras para a população. O total se aproxima de 1,4 milhão de produtos entregues até o momento. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados