Brasil ganha quase 2 milhões de MEIs em 2020: conheça as principais vantagens e obrigações

De acordo com o Portal do Empreendedor, cerca de 2 milhões de pessoas tornaram- se microempreendedores individuais (MEI) em 2020. Para quem é profissional liberal ou autônomo, a categoria empresarial – criada em 2008 – é uma oportunidade de formalizar o negócio e também garantir alguns benefícios.

“Empreender se tornou uma alternativa diante do aumento do desemprego no país, provocado pela crise que surgiu com a pandemia. O empreendedorismo por necessidade foi a salvação de muita gente nesse período, então para quem está começando é a alternativa mais indicada”, pontua o contador Alison Santana.

Inscrição no CNPJ, direito à previdência social, modalidade de tributação simplificada e a emissão de notas fiscais (não é uma obrigatoriedade), são algumas das principais vantagens para quem adere ao MEI. O processo é fácil, prático e pode ser feito totalmente online através do site https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

“É preciso total atenção também às obrigações, como o pagamento da contribuição (DAS) até o dia 20 de cada mês e a Declaração Anual de Faturamento, documento que comprova a regularidade da empresa perante a Receita Federal. Além disso, é importante informar que alguns sites cobram pela abertura do MEI, então o usuário precisa checar o link para saber se está realmente acessando o site do Governo Federal, onde o castrado é feito gratuitamente”, finaliza Alison.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados