Rapel e escalada são atrações de destaque no Parque dos Ventos

Aventura, lazer, bem-estar e diversão são os ingredientes perfeitos para aproveitar as experiências esportivas e atividades oferecidas pelo Parque dos Ventos, administrado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), na Boca do Rio. Com 85 mil m² (equivalente a 12 campos de futebol), o equipamento oferece 14 opções de lazer e espaços esportivos, inclusive para atletas profissionais.

Além de diversos brinquedos e circuitos interativos para garantir a diversão da população de forma gratuita, o parque também tem opções para os amantes de atividades radicais, como rapel, escalada e parkur. Para Adson Rodrigues, membro e um dos fundadores da equipe de rapel Natrilha Adventure, o esporte é um dos principais atrativos de moradores e visitantes que passam pelo local.

“Nós somos seres sociáveis e que precisamos nos conectar com as pessoas e com o que gostamos. Logo, em um ambiente aberto como o Parque dos Ventos, a prática de esportes ao ar livre e, principalmente, o rapel, torna a experiência ainda mais segura. Temos uma diversidade de modalidades esportivas espalhadas por todo circuito do parque, que incentiva a prática da atividade física e é também bastante explorada pelos frequentadores”, conta.

“Esse é um espaço, assim como muitos outros criados e requalificados pela Prefeitura ao longo dos últimos oito anos, feito para receber a população de Salvador e, em especial, as famílias. Para quem gosta de esporte, então, o Parque dos Ventos é um dos melhores nesse quesito na cidade. São diversas opções de modalidades que podem ser utilizadas tanto por atletas profissionais quanto amadores, sempre lembrando dos protocolos de segurança contra a Covid-19”, reforça a secretária da Secis, Edna França.

Como aproveitar – Em razão da pandemia da Covid-19, o Parque dos Ventos está funcionando com horário reduzido: de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h. O acesso segue os protocolos de segurança para prevenção do novo coronavírus, como aferição de temperatura e uso obrigatório de máscara em todos os espaços.

Frequentador assíduo do local, Rodrigo Jorge de Oliveira, de 38 anos, é micropigmentador capilar e natural de Curitiba. Morando há seis meses em Salvador, ele não esconde a paixão pela escalada e o espaço que descobriu na cidade. Ele afirma que o lugar o ajuda a aliviar a tensão do dia a dia e a saudade da família, assim como dá forças para enfrentar esse momento de distanciamento social.

“Além disso, me possibilita praticar esse esporte que amo. Na minha cidade, eu sou campeão de escalada e já ganhei até troféu em competições. Nunca imaginei que depois de ter sofrido várias fraturas na perna, eu pudesse um dia voltar praticar algum tipo de esporte novamente. Toda oportunidade que tenho, venho escalar. É sempre muito bom fazer algo que gostamos”, declara.

Equipamento – Com investimento de R$10 milhões e projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o Parque dos Ventos foi construído pela Prefeitura para funcionar como um centro esportivo voltado tanto para atletas profissionais quanto amadores. O equipamento conta com uma estrutura de dez metros de altura para atividades de rapel e escalada, além de pista de skate street, cuja composição simula obstáculos de rua como escadarias, rampas e corrimões; ciclovia de três quilômetros; uma pump track – pista ciclística de circuito contínuo, com lombadas, morros de terra arredondados e curvas levemente inclinadas; e um local destinado exclusivamente à prática do parkour.

A estrutura também abriga parque infantil (inclusive com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência), tabelas de basquete, quadra de vôlei, área para contemplação e piquenique, anfiteatro com capacidade entre 100 a 150 pessoas, quatro morrotes (pequenos morros) ligados por pontes de madeira laminada e estrutura metálica, escorregadeiras naturais, quiosques, sanitários e passeio para realização de caminhada com área para uso de patins. Isso sem falar no amplo estacionamento com 150 vagas, portaria e pequeno ambulatório.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados