Ireuda alerta para aumento de feminicídios em 2020 e defende: “Temos que fortalecer a luta em 2021”

Já oficialmente empossada para o segundo mandato como vereadora na Câmara de Salvador, Ireuda Silva (Republicanos) acredita que 2021 será o momento de intensificar a luta contra o feminicídio e a violência contra a mulher de modo geral. Desde o início do ano passado, a republicana vem alertando que o isolamento social ocasionado pela pandemia expôs muitas mulheres a situações de violência doméstica.

“Uma pesquisa mostra que o número de feminicídios cresceu quase 2% no primeiro semestre de 2020. Isso é mais uma prova da situação trágica que temos debatido nos últimos meses, e que não é inédita: a violência contra a mulher, sobretudo vinda de parceiros ou ex-parceiros, aumenta em períodos de feriados ou em épocas em que as pessoas passam mais tempo juntas, em casa”, analisa Ireuda.

Recentemente, a republicana propôs ao presidente Jair Bolsonaro aumentar de 12 para 20 anos a pena mínima para o crime de feminicídio. “A legislação atual ainda é falha e leve para com os criminosos. Precisamos mostrar para esses covardes o que pode lhes acontecer quando se comete tamanha barbaridade”, prossegue Ireuda.

Para a vereadora, uma das medidas mais eficazes contra o machismo é atuar na formação das pessoas desde a infância, discutindo o tema nas escolas e estimulando o debate no ambiente familiar. “Foi pensando que elaboramos o projeto Guardiã Maria da Penha nas Escolas, que vai promover atividades socioeducativas sobre a violência contra a mulher. Com isso, as crianças terão muito mais chances de crescer educadas e conscientes sobre o tema: poderemos ter um futuro com menos agressores e mais cidadãos preparados para apoiar a luta”, acrescenta Ireuda.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados