Sistema pioneiro para licenciamento de construções é lançado pela Prefeitura

O prefeito ACM Neto oficializou, nesta quarta-feira (30), o novo sistema de licenciamento de Salvador, o BIM (Building Information Model – Modelagem da Informação da Construção). O sistema permite que o licenciamento de construções de alta complexidade seja realizado de forma mais rápida, eficiente e sustentável. Com a ferramenta, o tempo de análise e concessão de alvará para esse tipo de construção passa a ser de 120 dias e não mais de um ano.

A oficialização foi feita pelo prefeito durante a entrega do corredor viário do BRT, na Avenida Juracy Magalhães Júnior, em frente ao Centro Médico Salvador. Essa é mais uma ação do eixo Simplifica do Salvador 360, o maior programa de desenvolvimento econômico, social e de geração de emprego e renda do país.

“Sonhamos isso durante os últimos quatro anos. Essa foi uma das ações previstas no programa Salvador 360, com o objetivo de ativar a economia, de facilitar empreendimentos de grande porte em nossa cidade e de trazer a mais moderna e atual tecnologia a serviço da facilitação do empreendedorismo, da geração de emprego e da dinamização econômica para Salvador”, disse ACM Neto.

Para o prefeito, o sistema fará toda a diferença na hora de o empresário decidir onde vai investir e para onde vai levar o seu empreendimento, além de trazer outro ganho fundamental, que é o da transparência.

“Tudo será analisado com transparência, objetividade, clareza, rapidez e precisão. O maior ganho para a cidade está relacionado à área da construção civil, que é uma das mais empregadoras. Nós temos uma perspectiva de superação da pandemia, de retomada da atividade econômica, de expansão da construção civil, inclusive do mercado imobiliário, e agora, com o sistema BIM, tudo isso vai ficar muito mais fácil”, afirmou.

Para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, a implantação do sistema é mais um marco de uma gestão moderna que prioriza a tecnologia para promover o desenvolvimento da cidade. “Esse sistema é pioneiro no Brasil e vai revolucionar a forma como licenciamos os empreendimentos em Salvador, trazendo mais agilidade, precisão e conquistando ainda mais a confiança do empresário”, disse o secretário.

Funcionamento – O sistema com tecnologia BIM é voltado para empreendimentos de alta complexidade, a exemplo de centros comerciais, supermercados, equipamentos que trazem impactos urbanísticos, viários e que mudam a dinâmica do bairro onde estão situados.

A ferramenta permite a criação de projetos em 3D e automatiza a análise dos parâmetros urbanísticos. Com isso, o responsável técnico consegue identificar possíveis pendências do projeto relacionados à legislação e a partir disso tem a possibilidade de realizar os ajustes necessários no projeto e enviar para a Sedur já em conformidade com as exigências legais.

Além de oferecer a precisão técnica trazendo mais segurança para a execução do projeto, a tecnologia otimiza o trabalho interno do órgão. O especialista fica responsável apenas pelo trabalho que exige análise humana, já que o sistema é capaz de fazer as questões objetivas. Com o processo 100% digital, a avaliação dos setores pode ser realizada de forma simultânea, trazendo mais agilidade e sem a utilização de papel.

Simplifica – A plataforma ficará disponível no portal Simplifica, no endereço www. simplifica. salvador. ba. gov. br . Com a inclusão do licenciamento de alta complexidade, o portal passa a oferecer 23 tipos de licenciamentos digitais.

O Simplifica é a principal ferramenta de desburocratização em Salvador e permite que o cidadão e o empreendedor possam, de forma online, ter acesso a procedimentos como licenciamentos para construções, reformas, obras em logradouros públicos e muitos outros. O portal, além de gerar economia de tempo e recursos para a administração pública e para a população, contribui para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da capital baiana.Foto: Valter Pontes/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados