Salvador avança para 57% cobertura de atenção básica na saúde

O Ministério da Saúde atualizou os dados referentes ao mês de outubro deste ano sobre a cobertura da atenção básica em Salvador: a partir de agora, a cidade consolida o avanço no serviço com 57,2%. Isso só foi possível através da requalificação e construção de unidades de saúde, além da contração de novos profissionais.

A expectativa é que, com a habilitação de 30 equipes de saúde da família no mês de dezembro, o índice suba para 62%, alcançando a meta estabelecida pela gestão. Somente em 2020, foram investidos mais de R$23 milhões pelo executivo municipal para construção de onze novos postos de saúde, todos eles entregues à população totalmente equipados, com farmácias abastecidas, novos equipamentos e equipes completas.

“Havia um planejamento de que a cidade alcançasse 60% na atenção básica até o próximo ano e vamos fechar já em 2020 esse patamar. Conseguimos manter o ritmo de expansão dos serviços básicos de saúde, mesmo com a abertura de estruturas extras que tiveram que ser montadas por conta da pandemia. Isso atesta a grande capacidade administrativa da Prefeitura, que conseguiu manter um elevado nível de investimento na ampliação dos serviços prioritários”, destacou o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Em janeiro de 2013, a cidade ocupava o último lugar em cobertura da saúde primária. Hoje, a capital baiana ganha evidência por ser o município que mais expandiu o indicador no setor, saltando de 18% para a marca histórica de 57% dos soteropolitanos assistidos pelos serviços primários.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados