Prefeitura inaugura nova escola em Pau da Lima para mais de mil alunos

A Escola Municipal Roberto Correia, em Pau da Lima, está de cara nova e completamente adaptada para o enfrentamento à Covid-19. Com reconstrução realizada pela Prefeitura, a estrutura foi entregue em cerimônia simbólica realizada nesta quarta-feira (23), com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral.

O valor total investido foi de quase R$6 milhões para o novo imóvel, erguido após a precária e comprometida infraestrutura em pré-moldado ser demolida. Durante o período de reconstrução, a unidade escolar passou a funcionar em um imóvel alugado, na mesma rua, a Pastor José Guilherme de Morais.

Agora, a Escola Municipal Roberto Correia está mais ampla e confortável, com mais de 2 mil m² de área construída, 18 salas de aula, todas climatizadas e com capacidade para atender a 1.080 alunos do Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano, além dos programas de regularização de fluxo Se Liga e Acelera), nos turnos matutino e vespertino. Antes das intervenções, a escola dispunha de apenas nove salas de aula, com capacidade para 501 alunos.

Durante a entrega, ACM Neto lembrou-se da transformação feita nos últimos anos nas unidades escolares. “Imagino a emoção dos professores que ensinavam aqui na antiga escola, que sempre sonharam em ter uma casa nova, assim como os alunos e as famílias. Quando chegamos as escolas estavam abandonadas, malcuidadas, algumas, literalmente caindo aos pedaços, mais de 40 delas eram em pré-moldado, com todas as consequências físicas para alunos e professores. Hoje nós temos escolas novas, escolas no mais elevado padrão de qualidade”.

O prefeito ressaltou a importância dos novos ambientes escolares para o processo de aprendizagem dos alunos. “Essas novas escolas permitem que a educação seja feita com muito mais qualidade e que possa ser de fato esse instrumento de preparação e de formação das nossas crianças e dos nossos jovens para o futuro. Quem está na rede pública municipal, os alunos, os pais, a família em geral, a comunidade que vive perto da escola sabe o quanto a educação melhorou, sabe o quanto levamos a sério a educação e o quanto as nossas escolas estão hoje muito melhores”.

Estrutura – A nova Escola Municipal Roberto Correia conta com quadra poliesportiva, acessibilidade com rampa, estacionamento, acolhimento, diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores, depósito de material didático, depósito de material de limpeza, cozinha, triagem, depósito de merenda, área de serviço, refeitório, recreio descoberto, guarita, subestação, casa de gás, casa de lixo, entre outros espaços.

Para a diretora da unidade, Graziela Marques, a reforma traz um impacto muito positivo para a comunidade. “A escola é maior, são 18 salas de aula, dá para recepcionar o dobro de alunos e o espaço físico, sem dúvida, é fantástico. O espaço onde ficávamos anteriormente era muito quente, muitos passavam mal e aqui vai ser muito mais agradável. A comunidade está bem feliz, constantemente procura a escola para saber sobre a matrícula. Certamente, o processo educativo vai melhorar muito”.

Segundo a diretora, a escola já está preparada para receber os alunos, com todos os cuidados para controlar a disseminação do coronavírus, quando as aulas retornarem. “Fizemos um manual, enviamos para a secretaria, o material passou por revisões e agora está pronto e nós estamos preparados para receber os alunos com todos os cuidados necessários para a prevenção da Covid-19”, disse.

Balanço – Desde o início da gestão, 33 unidades de ensino foram erguidas, 47 reconstruídas e 168 reformadas, totalizando 248 escolas e Centros Municipais de Educação (CMEIs) novos entregues, dando origem a ambientes mais adequados para o ensino e aprendizagem. Outras 11 escolas reformadas serão entregues no começo do próximo ano.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados